CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Cientistas ampliam lista de sintomas da Covid-19. Veja os 7 sinais

Pesquisa do Reino Unido com dados de dezenas de milhares de pessoas embasou a inclusão de mais quatro sintomas

Por Da Redação Atualizado em 19 fev 2021, 11h52 - Publicado em 19 fev 2021, 11h02

Fadiga, dor de garganta, dor de cabeça e diarreia deveriam estar na lista de sintomas da Covid-19, segundo a avaliação de pesquisadores no Reino Unido. Eles sugerem que completem o rol de sinais expostos nas orientações  às pessoas sobre pedir diagnóstico para a doença.

Atualmente, o grupo de sintomas elegíveis para testes que identifiquem a doença inclui tosse, febre e perda de paladar ou de olfato.

A conclusão de que a lista deve ter sete sintomas tem base nos dados coletados pelos aplicativo Zoe, estudo de sintomas da Covid-19 feito em parceria com a King’s College London. A pesquisa foi pioneira em identificar a perda de olfato e paladar como um dos sintomas.

O estudo indica que um paciente que apresente qualquer um desses sintomas deve ter acesso ao teste de PCR, que verifica se há material genético do novo coronavírus na orofaringe e nasofaringe.

Mas o que preocupa o governo é a abrangência desses sintomas que também indicam diversas outras doenças. O temor é não dar conta de testar todo mundo que os apresente.

Continua após a publicidade

Mas esses 7 principais sintomas da Covid-19 (tosse, febre, perda de paladar ou de olfato, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia) foram filtrados a partir de informações de saúde fornecidas por 120 mil pessoas ao aplicativo Zoe. Desses, 1,2 mil britânicos relataram diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade