Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Linhagem brasileira: nova mutação do coronavírus é descoberta em Rondônia

Mutações deram origem a linhagens não descritas, potencialmente capazes de causar reinfecção e serem mais transmissíveis

Por Da Redação
Atualizado em 22 abr 2024, 16h05 - Publicado em 11 fev 2021, 17h56

Pesquisadores da Fiorocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Rondônia, descobriram em um estudo geonômico do novo coronavírus, 41 mutações da Covid-19, dando origem a outras linhagens até então não descritas e potencialmente capazes de causar reinfecção e serem mais transmissíveis – de acordo com site UOL.

Rondônia passa por um desafio na saúde pública por conta da segunda onda do vírus na região. Sem vagas para novos pacientes, o estado tem transferido doentes para outra unidades da federação.

As amostras utilizadas no estudo da Fiorocruz foram colhidas de pessoas infectadas em dezembro de 2020, em Porto Velho e no interior do estado. As mutações foram encontradas em três variantes que circulam na região: P.2, B.1.1.28 e B.1.1.33 (ambas com circulação em todo País).

Ao todo seis mutações chamam atenção e ocorrem na proteína Spike, usada pelo coronavírus para entrar em células humanas. A proteína é o alvo de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico depois da contaminação pelo vírus. Alterações nessa proteína podem ampliar a capacidade de transmissão, casos de reinfecção e redução da proteção de vacinas.

Continua após a publicidade

A pesquisa contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Saúde, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Centro de Pesquisas em Medicina Tropical.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.