Inchaço corporal: causas, dicas e técnicas para acabar com o desconforto
Mulheres são as mais afetadas pelo incômodo, que acontece geralmente por conta de acúmulo de líquidos em áreas como pés, pernas e abdômen
Você já chegou em casa, depois de um dia cansativo, tirou os sapatos e percebeu que seus pés estavam inchados? O inchaço nada mais é do que o acúmulo de líquidos em pequenos espaços entre tecidos e órgãos dentro do organismo. Ele pode ser causado por fatores como uma rotina estressante, alimentação não balanceada ou rica em sódio, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e má circulação.
Paulinha Gomes, esteticista e especialista em drenagem linfática, conta que o inchaço pode afetar a todos, mas que as mulheres sofrem mais por conta das alterações hormonais, sendo o aumento da progesterona, hormônio que age em mecanismos antidiuréticos, o grande vilão.
Os membros inferiores, pés, pernas e o abdômen costumam ser as áreas mais afetadas, porém há quem também relate inchaço nos braços, mãos e demais regiões do corpo. “Esse incômodo pode ser percebido na pele, nas marcas deixadas por roupas, calçados e acessórios. O inchaço corporal também afeta diretamente a autoestima e o humor das mulheres, além de prejudicar a disposição, o bem-estar, causar dor e gerar constante sensação de desconforto”, diz.
Alívio e bem-estar
Uma das formas de reduzir o inchaço é por meio de automassagens corporais. Além de desintoxicar o organismo, esse momento de autocuidado pode ser um aliado do bem-estar físico e emocional. “É uma técnica simples e poderosa que ajuda a diminuir a retenção de líquidos, auxilia no funcionamento do intestino, na diminuição de medidas, melhora a circulação sanguínea, além da redução de dores musculares”, ressalta.
A automassagem deve ser feita com produtos auxiliares como cremes e óleos corporais. Uma boa pedida é a linha Nativa SPA Ginseng & Cafeína, a primeira de O Boticário com foco e ativos que agem diretamente no combate ao inchaço corporal.
A linha de produtos, como informa Vanessa Machado, diretora de Marketing de Produto da Categoria Corpo e Banho do Grupo Boticário, tem como principal preocupação solucionar um desconforto que atinge muitas mulheres.
Desenvolvimento e princípios ativos
Para elaborar os produtos da linha, O Boticário buscou entender melhor as consumidoras, seus desejos e necessidades. Em uma pesquisa interna, realizada com clientes da marca, 73% das respondentes sinalizaram que sofrem com o inchaço. Outro levantamento indicou, ainda, o desejo de 22% das clientes de que houvesse propriedades de combate ao inchaço em cremes de hidratação corporal, atribuindo funcionalidades que vão além da nutrição da pele.
Para suprir essa demanda, a marca foi em busca dos melhores ingredientes. “Foi na Índia, fazendo uma imersão em sua cultura, que encontramos o ginseng. Unimos a cafeína a ele, ingrediente conhecido e amado pelas brasileiras. Essa junção resultou na combinação ideal para o lançamento de Nativa SPA.”
O ginseng é um importante adaptógeno que, na cultura indiana, é considerado um presente da natureza para a humanidade e contribui para a sensação de relaxamento da pele e das articulações. Já a cafeína potencializa as ações do ginseng e age no auxílio da ação lipolítica. Os dois ativos são antioxidantes e essenciais para a redução do inchaço. E o terceiro ingrediente é o óleo nutritivo de quinoa, um clássico e exclusividade da marca. “Ele estimula em 77% a produção de colágeno, melhorando a firmeza da pele, e está presente em todos os produtos de cuidados corporais de Nativa SPA”, conta Vanessa.
A linha Nativa SPA Ginseng & Cafeína conta com os produtos: Loção Drenante Desodorante Corporal, Gel Anticelulite Corporal, Gel Esfoliante Corporal, Óleo Desodorante Hidratante Corporal, Creme Hidratante de Mãos e Pés e Body Splash para perfumação.
Todos eles podem ser utilizados na hora da automassagem. Paulinha Gomes indica que a prática vire um ritual, a ser feito três vezes por semana. “Não há contraindicação em fazer todos os dias, porém nosso sistema linfático demora até 48 horas para eliminar as toxinas ruins e reabsorver os nutrientes para o organismo”, explica.
Aprenda, agora, como fazer a sua:
AUTOMASSAGEM NO ABDÔMEN
- Para estimular os gânglios do abdômen, posicione as mãos na barriga de forma que os dedos fiquem para dentro dos ossinhos dos quadris. Pressione suavemente três vezes.
- Com as mãos sobrepostas, faça movimentos circulares em torno do umbigo, com pressão firme, no sentido horário. Essa manobra ajuda a estimular o movimento peristáltico, que auxilia o bom funcionamento do intestino. Repita por três vezes.
- Posicione as mãos espalmadas na cintura e, simultaneamente, deslize-as levando em direção ao umbigo. Repita 5 vezes.
- Desça as mãos, pressionando até abaixo do umbigo. Repita 3 vezes.
- Faça manobras de “amassamento” com as duas mãos, simultaneamente, nos flancos. Repita o movimento nos 2 lados.
AUTOMASSAGEM NAS PERNAS
- Posicione os dedos indicadores nas virilhas e pressione o ponto 3 vezes para ativar os gânglios inguinais dessa área.
- Envolva a coxa com as duas mãos, faça o movimento de deslizamento ascendente até os gânglios inguinais. Repita 5 vezes.
- Com a mão espalmada na parte externa da coxa, leve-a até o meio da perna.
- Espalme uma das mãos atrás do joelho e bombeie por três vezes.
- Deslize a mão do maléolo — ossinho arredondado do tornozelo — até o joelho, quantas vezes julgar necessário. Essa manobra ajuda a diminuir a retenção de líquidos da canela e da panturrilha
Para aprender mais, confira os tutoriais de passo a passo de O Boticário. É só acessar o link!