Vencedora do Nobel da Paz é condenada à prisão no Irã
Narges Mohammadi foi julgada por "propaganda contra o regime" iraniano
A ativista iraniana Narges Mohammadi, de 52 anos, vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023, foi condenada a um ano de prisão por “propaganda contra o regime”.
Conhecida por liderar grandes movimentos feministas contra a opressão e a violência das mulheres no Irã, ela está detida desde novembro de 2021 por conta de sua militância.
O anúncio da nova condenação foi feito pelo advogado da ativista, Mostafa Nili, em postagem no X (antigo Twitter). “De acordo com o veredicto emitido pela 29ª Seção do Tribunal Revolucionário de Teerã, a Sra. Narges Mohammadi foi condenada a um ano de prisão por fazer propaganda contra o regime. Entre os exemplos e razões para emitir a sentença estão as suas declarações sobre a Sra. Dina Qalibaf, a sua carta sobre o boicote às eleições parlamentares e a carta aos parlamentos da Suécia e da Noruega”, explicou.
براساس رای صادره از شعبه ٢٩ دادگاه انقلاب تهران خانم #نرگس_محمدی بابت فعالیت تبلیغی علیه نظام به یک سال حبس محکوم شدند.
از جمله مصادیق و دلایل صدور این حکم صحبتهای ایشان در مورد خانم #دینا_قالیباف،نامه ایشان در مورد تحریم انتخابات مجلس و نامه به پارلمانهای سوئد و نروژ است.— مصطفی نیلی (@MostafaNili58) June 18, 2024
Em um áudio, Narges havia citado o caso da jornalista e estudante iraniana Dina Ghalibaf – detida em meados de abril após ter acusado nas redes sociais a Polícia da Moralidade de agressão sexual, durante uma detenção no metrô. A Justiça negou que tenha acontecido estupro, processando-a por “declaração enganosa”.
A ativista cumpre pena sem direito de visita após ter sido acusada de ações contra a segurança nacional e propaganda contra o Estado em 2011.
De acordo com o “Iran Journal”, Narges foi levada aos tribunais seis vezes nos últimos três anos, o que aumentou sua pena para mais de 13 anos. Além da prisão aplicada, a vencedora do Nobel também foi condenada a 154 chicotadas, banimento e quatro meses de limpeza de ruas.
Em 2022, ela foi incluída e homenageada na lista 100 Women da BBC, que reúne as 100 principais figuras femininas influentes do mundo.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.