Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Vencedora do Nobel da Paz é condenada à prisão no Irã

Narges Mohammadi foi julgada por "propaganda contra o regime" iraniano

Por Da Redação
18 jun 2024, 17h26

A ativista iraniana Narges Mohammadi, de 52 anos, vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023, foi condenada a um ano de prisão por “propaganda contra o regime”.

Conhecida por liderar grandes movimentos feministas contra a opressão e a violência das mulheres no Irã, ela está detida desde novembro de 2021 por conta de sua militância.

O anúncio da nova condenação foi feito pelo advogado da ativista, Mostafa Nili, em postagem no X (antigo Twitter). “De acordo com o veredicto emitido pela 29ª Seção do Tribunal Revolucionário de Teerã, a Sra. Narges Mohammadi foi condenada a um ano de prisão por fazer propaganda contra o regime. Entre os exemplos e razões para emitir a sentença estão as suas declarações sobre a Sra. Dina Qalibaf, a sua carta sobre o boicote às eleições parlamentares e a carta aos parlamentos da Suécia e da Noruega”, explicou.

 

Em um áudio, Narges havia citado o caso da jornalista e estudante iraniana Dina Ghalibaf – detida em meados de abril após ter acusado nas redes sociais a Polícia da Moralidade de agressão sexual, durante uma detenção no metrô. A Justiça negou que tenha acontecido estupro, processando-a por “declaração enganosa”.

A ativista cumpre pena sem direito de visita após ter sido acusada de ações contra a segurança nacional e propaganda contra o Estado em 2011.

Continua após a publicidade

De acordo com o “Iran Journal”, Narges foi levada aos tribunais seis vezes nos últimos três anos, o que aumentou sua pena para mais de 13 anos. Além da prisão aplicada, a vencedora do Nobel também foi condenada a 154 chicotadas, banimento e quatro meses de limpeza de ruas.

Em 2022, ela foi incluída e homenageada na lista 100 Women da BBC, que reúne as 100 principais figuras femininas influentes do mundo.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Continua após a publicidade

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Continua após a publicidade

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.