Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Narges Mohammadi é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023

Anúncio foi feito esta manhã pelo Cômite do Prêmio Nobel em Oslo, na Noruega

Por Sarah Brito
Atualizado em 22 abr 2024, 21h48 - Publicado em 6 out 2023, 13h53
Aos 51 anos, Narges está presa cumprindo pena de 10 anos e 9 meses de prisão após ser acusada de ir contra o Estado.
Aos 51 anos, Narges está presa cumprindo pena de 10 anos e 9 meses de prisão após ser acusada de ir contra o Estado. (Instagram @narges_mohammadi_51/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta sexta-feira (06), a ativista iraniana Narges Mohammadi, 51 anos, foi anunciada como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023Mohammadi ficou conhecida por liderar grandes movimentos feministas contra a opressão e a violência das mulheres no Irã. Ela também é vice-líder do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, onde atuou na frente ativista que luta pela garantia dos direitos à liberdade. Confira o anúncio feito esta manhã:

Prisão

Devido a sua militância em um país que possui um regime político sustentado por assembleias de natureza laica e teocracias islâmicas, Narges cumpre uma pena de 10 anos e 9 meses de prisão, sem direito de visita, após ser acusada de ações contra a segurança nacional e propaganda contra o Estado em 2011. 

Durante a cerimônia de anúncio do prêmio, o comitê do Nobel caracterizou a luta de Narges como “corajosa e de enorme custo pessoal”, além de relembrar a cruel sentença de 154 chicoteadas e a nova condenação imposta pelo governo de seu país natal. “No total, o regime iraniano a prendeu 13 vezes, condenou cinco vezes e sentenciou a um total de 31 anos de prisão”, declarou Berit Reiss-Andersen, chefe do Comitê do Prêmio Nobel.

Continua após a publicidade

Narges Mohammadi nasceu em Zanjan, no noroeste do Irã. Ela tem dois filhos, os gêmeos Kiana e Ali, de 17 anos, que moram em Paris com o pai e marido de Narges, o jornalista Taghi Rahmani. 

No ano passado, a ativista foi incluída e homenageada na lista 100 Women da BBC, que reúne as 100 principais figuras femininas influentes do mundo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.