Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Um menino está preso em um poço e pode demorar dias para sair

Criança de apenas dois anos caiu no poço de 100 metros de profundidade no último dia 13

Por Da Redação
Atualizado em 18 jan 2019, 18h51 - Publicado em 18 jan 2019, 18h49

Um menino de apenas dois anos caiu, no dia 13, em um poço de 100 metros de profundidade, em Totalán, no sul da Espanha. Segundo a Faculdade de Engenharia de Minas do Sul, infelizmente, o resgate deve durar dias.

O pequeno Julen brincava no terreno perto de onde seus pais almoçavam quando caiu no buraco de 25 centímetros diâmetro, com entre 100 e 110 metros de extensão.

Leia mais: #SeEleEstivesseArmado reúne casos de agressão que poderiam ter tido final mais trágico

Até a manhã do dia 14, só era possível localizar um saco de guloseimas que o menino carregava, segundo María Gámez, a subdelegada do governo, que deu um depoimento à emissora Antena 3.

Continua após a publicidade

Na tentativa de rastrear o menino, bombeiros inseriram uma sonda com câmera no buraco, mas não conseguiram progredir além dos 73 metros, por causa da terra presente na profundidade.

Segundo o jornal El País, o poço não tem nenhum revestimento nas paredes. A umidade do terreno provoca deslizamento de terra, dificultando ainda mais as ações tomadas pelo resgate.

Leia mais: Crianças cobrem caixão de professora com desenhos para homenageá-la

Continua após a publicidade

Devido à complexidade do caso, as autoridades decidiram abordar uma nova maneira de resgate no último dia 15.  “Continua caindo material. A zona é fria. Definitivamente, não é fácil continuar rastreando”, afirmou a subdelegada, quando comentou sobre a dificuldade a ser enfrentada.

As equipes de resgate passaram, então, a cavar um túnel horizontal para chegar ao poço (que fica em uma zona elevada) em linha reta.

O pai de Julen, José Roselló, contou às autoridades que testemunhou o instante em que o filho caiu. Segundo ele, a família está “se agarrando à esperança de que ele não esteja morto”.

Continua após a publicidade

Leia mais: A pele desta mulher está fazendo sucesso nas redes

O poço, que serve para a prospecção de água (método usado para verificar a existência de água ou poços artesianos no subsolo), pode conter uma cavidade com ar, usada para a exploração. Segundo Ángel García, da Faculdade de Engenharia de Caminhos de Málaga, há ventilação dentro do buraco, gerada por essa cavidade.

No dia 17, a equipe de resgate decidiu por ampliar as possibilidades e fazer dois túneis verticais, um de cada lado do poço, não apenas um.

Continua após a publicidade

Juan López-Escobar, representante da Faculdade de Engenharia de Minas do Sul em Málaga, afirmou à imprensa que nunca viu uma situação “tão no limite” como a de Julen.

Leia mais: Homem mata a tiros ex-mulher enquanto ela vendia acarajé

Para o resgate, foram chamadas equipes do norte da Espanha especializadas em minas e um grupo sueco. Eles participaram do incrível resgate dos mineiros de uma caverna no Chile, em 2010.

Continua após a publicidade

Infelizmente, a situação de desespero não foi a única pela qual a família de Julen já passou. Segundo o El País, que ouviu vizinhos da família, eles testemunharam outra tragédia há menos de dois anos.

Enquanto caminhavam em uma praia, o pequeno filho, Óliver, teve um infarto súbito e acabou não resistindo. Segundo as testemunhas, a morte do garoto de três anos foi um “divisor de águas” para os pais.

José Roselló, pai de Julen, chora durante a operação de resgate (@osvarela/Reprodução/Twitter)

Veja mais: Brasil vive ‘epidemia de violência doméstica’, aponta Human Rights Watch

Siga CLAUDIA no Instagram
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.