Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Orkut está de volta? Site é reativado e criador promete “algo novo”

Criador não dá datas sobre retorno da plataforma, mas diz que acredita no "poder da conexão para mudar o mundo" e afirma que fãs terão notícias "em breve"

Por Da redação
28 abr 2022, 12h21

Pelo menos uma vez a cada ano surge a mesma história: o Orkut, a rede social que fez sucesso no Brasil dos anos 2000 vai voltar. Até agora, isso não tinha passado de boatos, mas, desta vez, o próprio criador da plataforma, o engenheiro de software Orkut Buyukkoten reativou o site e publicou uma mensagem nostálgica relembrando o lançamento, há 17 anos, da rede social que chegou a ter 300 milhões de usuários antes de ser fechada em 2014. “Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”, diz a mensagem do fundador.

Coincidência ou não, a publicação foi feita após Elon Musk, dono da SpaceX e da Tesla, o homem mais rico do mundo, oficializar a compra do Twitter pelo valor estimado de 44 bilhões de dólares (aproximadamente 214 bilhões de reais). Enquanto alguns internautas celebraram a aquisição, muitos criticaram a compra, argumentando que representa uma ameaça à liberdade de expressão no ambiente digital. Outros, inclusive, chegaram a pedir a volta do Orkut para “salvar” a internet.

Mensagem de Orkut Buyukkokten, criador da plataforma.
Mensagem de Orkut Buyukkokten, criador da plataforma. (Orkut/Reprodução)

Apesar de não citar Musk ou a compra do Twitter, Orkut Buyukkoten criticou o modelo de funcionamento das redes sociais hoje em dia, principalmente a circulação de mensagens de ódio, desinformação e a venda de dados pessoais dos usuários. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade”, escreveu.

O criador da plataforma ressaltou ainda que sua equipe sempre trabalhou “muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados”. “O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca”, acrescentou.

Continua após a publicidade

E, se bem não mencionou datas ou detalhes do que pretende fazer, ele se despediu garantindo que “está construindo algo novo”.

Leia a íntegra da mensagem de reativação do Orkut:

Olá. Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

Continua após a publicidade

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo vocês em breve!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.