Onda de calor intensa atinge o país e temperaturas poderão chegar a 45ºC
Segundo o Metsul, calor extremo atingirá marcas históricas e poderá oferecer risco à saúde e à vida
Uma onda de calor intensa está prevista para atingir todo o país nas próximas duas semanas, podendo chegar a bater recordes de temperaturas e até mesmo oferecer riscos à saúde.
Segundo alerta realizado pelo Metsul neste último domingo (17), todas as cinco regiões do Brasil serão atingidas pelo fenômeno, que poderá ter o seu pico máximo entre o final desta semana e início da próxima. Confira a publicação:
🔴 ATENÇÃO – ALERTA | Brasil terá onda de calor excepcional com máximas até entre 40°C e 45°C. Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas. Calor será tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida.
‼️ Leia alerta ▶️ https://t.co/eTkRLSHwYM pic.twitter.com/trMAj8dGdQ
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 17, 2023
Continua após a publicidade
A previsão realizada neste fim de semana indica que ao menos 15 estados brasileiros poderão atingir a marcas históricas de temperatura, podendo alcançar médias de até 40ºC ou mais. Entre eles, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas e Pará poderão registrar temperaturas intensas.
A Metsul afirma que o fenômeno ocorre devido a uma passagem de massa de ar quente que irá cobrir todo o país, podendo se intensificar na segunda metade desta semana, elevando ainda mais as temperaturas.
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,5ºC, em novembro de 2020. A Metsul declarou que em algumas cidades, essa marca poderá ser superada.