Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morre Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, aos 82 anos

A informação foi confirmada pela família do ator irlandês, que estava internado

Por Sarah Brito
Atualizado em 28 set 2023, 11h19 - Publicado em 28 set 2023, 11h18

O ator irlandês Michael Gambon, conhecido por interpretar o grande feiticeiro Dumbledore na saga Harry Potter, morreu nesta quinta-feira (28) aos 82 anos.

A informação foi confirmada pela família do ator em um comunicado ao jornal The Guardian: “Michael morreu pacificamente no hospital ao lado de sua esposa, Anne, e de seu filho, Fergus, após uma pneumonia”, declarou o portal. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Com uma carreira ilustre e mais de 60 anos trabalhando com atuação, Gambon chegou a ser indicado 13 vezes ao Oliver Awards, uma das principais premiações do teatro britânico. 

Em 1995, teve sua estreia nos palcos da Broadway com a peça Skylight, onde chegou a ser indicado na categoria de melhor ator no Tony Awards, prêmio dedicado ao teatro americano. Ao todo, foram mais de 70 peças de teatro que não envolviam apenas atuação, mas também trabalhos de montagens originais e reprises.

Alvo Dumbledore - Harry Potter
Alvo Dumbledore – Harry Potter (Warner Bros. Entertainment/Reprodução)

No cinema, Michael chegou a realizar o teste para interpretar James Bond na icônica franquia de 007, porém seu papel mais importante foi na saga de fantasia Harry Potter, onde ficou responsável por dar vida ao personagem Alvo Dumbledore a partir do terceiro filme, o longa Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), que antes era interpretado por Richard Harris, que faleceu em outubro de 2002.

Em 2015, após anos de sucesso nos palcos de teatro, Gambon se aposentou devido à uma perda de memória, o que não o impediu de continuar atuando em filmes e séries

Michael Gambon deixa sua esposa e o único filho do casal. Que a imagem de sabedoria e genialidade de Michael, assim como em seu personagem Dumbledore, fique para sempre fixada em nossas memórias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.