Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Matthew Perry, o Chandler, de “Friends”, morre aos 54 anos

Ator foi encontrado em uma banheira em sua casa, em Los Angeles

Por Da Redação
Atualizado em 29 out 2023, 09h59 - Publicado em 28 out 2023, 23h32

Morreu neste sábado (28) Matthew Perry, conhecido por seu papel como Chandler, na série Friends. O ator, que tinha 54 anos, foi encontrado em sua casa, em Los Angeles, nos EUA.

Segundo o site TMZ, o corpo de Perry foi encontrado numa banheira de hidromassagem, e socorristas chegaram a ir ao local para atender a uma chamada de parada cardíaca. Não foram encontrados vestígios de drogas ou crime, e a investigação segue em andamento.

Perry ficou conhecido por interpretar Chandler, de Friends, entre 1994 e 2004, junto de estrelas de renome como Jennifer Aniston, Lisa Kudrow e Courtney Cox. O ator falava abertamente sobre o seu vício em drogas e álcool, tendo passado diversas vezes por clínicas de reabilitação.

Mais sobre Matthew Perry

Matthew Perry nasceu nos Estados Unidos, mas foi criado no Canadá e possuía dupla nacionalidade. Seu interesse pelas artes cênicas surgiu desde cedo e ele via na televisão uma forma de se conectar com seu pai, o também ator John Bennett Perry (ele chegou a fazer uma participação especial em Friends).

Inicialmente, Perry se destacou no esporte, ele jogava tênis, mas acabou desistindo de se tornar um jogador profissional. Voltando o foco para as artes cênicas, decidiu fazer aula de teatro e notou que tinha facilidade para fazer as pessoas darem risada.

Continua após a publicidade
Matthew Perry, o Chandler, de "Friends", morre aos 54 anos
Matthew Perry em “17 Outra Vez” (New Line Productions/Reprodução)

Em busca de uma carreira como ator, ele se mudou para Los Angeles e passou a fazer participações em séries de televisão. Durante os anos 1980, ele apareceu em 240-Robert, Charles in Charge e Silver Spoons. No cinema, sua estreia foi em Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (A Night in the Life of Jimmy Reardon), em que atuou junto a River Phoenix.

No entanto, ele seguia insatisfeito com as poucas oportunidades que tinha e o número de papéis que perdia para atores mais experientes. Matthew se juntou a um amigo, Andrew Hill, para escrever um piloto para uma série sobre um grupo de amigos que passavam muito tempo juntos.

A história foi oferecida à Universal Studios e, posteriormente, à NBC. No entanto, eles já tinham uma futura série semelhante, que era Friends. Os produtores do sitcom ficaram impressionados com Perry e um tempo depois, ele recebeu o convite para interpretar Chandler Bing.

Continua após a publicidade

Matthew Perry completou o elenco de Friends, ao lado de David Schwimmer, Courteney Cox, Jennifer Aniston, Matt LeBlanc e Lisa Kudrow. Eles foram seis indivíduos comuns a se tornarem os atores mais reconhecidos, queridos e famosos do mundo. Por seu trabalho na série, Perry foi indicado ao Emmy e levou um Screen Actors Guild Awards, em 1995.

Após o término de Friends, ele participou da sitcom Studio 60, em 2006, que obteve sucesso crítico, rendendo indicações a diversos prêmios. Infelizmente, a série foi cancelada antes da segunda temporada.

Posteriormente, em 2009, Perry atuou no filme 17 Outra Vez, interpretando um homem de meia-idade que volta no tempo para seus dias de colegial, onde é representado por Zac Efron. O filme foi um sucesso de bilheteria.

Em 2012, Matthew estrelou a série Go On, criada por Scott Silveri, um dos escritores e produtores de Friends, que teve uma temporada completa de 22 episódios. Já em 2014, ele fez uma participação especial na série Cougar Town, contracenando com Courteney Cox. Em paralelo sua carreira na TV, ele também teve uma passagem pelo teatro, atuando em peças da Broadway.

Continua após a publicidade

Seu último trabalho na televisão foi em 2017, como Ted Kennedy na minissérie The Kennedys After Camelot e em 2021, ele apareceu em Friends: The Reunion, um especial da HBO sobre o sitcom. Em 2022, ele lançou a biografia Friends, Lovers and the Big Terrible Thing.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.