Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

É lei! Síndico deve denunciar episódios de violência em condomínios de SP

Medida entrou em vigor nesta segunda-feira (15) e vale para qualquer episódio de violência doméstica, seja contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos

Por Da Redação
16 nov 2021, 17h08
violência doméstica
 (Flying Colours Ltd/Getty Images)
Continua após publicidade

Entrou em vigor nesta segunda-feira (15) a lei que obriga os síndicos de condomínios no estado de São Paulo a denunciarem a violência doméstica. A medida vale tanto para propriedades residenciais como para comerciais. 

Aprovada pelos deputados estaduais em 11 de agosto na Assembleia Legislativa de São Paulo, o texto aponta que não há diferença se a agressão ocorrer na área comum ou dentro dos apartamentos ou casas, a mesma deve ser informada à policia pelo síndico, seja através da delegacia da mulher ou a qualquer outro órgão de segurança pública.

Por ser dirigida à casos de violência doméstica e familiar, a lei não prevê proteção apenas às mulheres, mas a quaisquer indícios de episódios de violência doméstica e familiar, seja contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

De acordo com o determinado, casos de violência em andamento devem ser reportados pelos síndicos ou administradores imediatamente, via telefone ou aplicativo, se possível identificando vítima e agressor. Se o caso já tiver ocorrido, a comunicação pode ser por escrito, dentro de 24 horas.

Como outra forma do combate à violência doméstica nos condomínios, o texto ainda prevê que a administração do local deverá fixar cartazes, placas ou comunicados em áreas de uso comum do condomínio divulgando as informações sobre a lei.

Continua após a publicidade

Em sua forma original, o texto previa ainda a punição via multa de até R$ 2.900 para o síndico que descumprisse a lei, no entanto, a medida foi vetada pelo governador João Doria (PSDB),  que justificou que “cabe à União legislar sobre esse assunto”, visto que “advertência e multa aos condomínios não são previstas na legislação federal”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.