Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiéis e até filhos abandonam igrejas de Flordelis após assassinato

Um racha na congregação levou ao fechamento de um dos templos e paralisação da construção de outro

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 15h14 - Publicado em 24 jul 2019, 12h45

Pouco mais de um mês após o assassinato de Anderson do Carmo, marido da deputada Flordelis, a Comunidade Evangélica Ministério Flordelis, construída pelo casal, tem mostrado sinais de crise.

Fiéis deixaram a congregação, um dos seis templos foi fechado por falta de dirigentes e, ainda que não confirmado, ao menos três dos 55 filhos do casal parecem ter rompido com a mãe.

VEJA os assuntos que mais estão bombando nas redes sociais

O afastamento mais recente foi o músico Daniel dos Santos Souza, de 21 anos, único filho biológico de Anderson e Flordelis. Durante ato organizado em homenagem ao pastor no último domingo (21), ele afirmou não conseguir nem falar sobre o assunto. “Dói muito, pois ela é minha mãe”.

Continua após a publicidade

“Acabaram de destruir esse sonho que ele tinha [construir o templo]. Estamos aqui lutando por ele, e por ele vamos lutar por justiça”, completou. O tributo foi realizado em São Gonçalo (RJ), diante de uma igreja ainda não finalizada, cujas obras, segundo os filhos afastados, foram interrompidas após o crime.

Ato em homenagem a marido de Flordelis
(Marina Lang/UOL/Reprodução)

O primeiro a deixar o Ministério de Flordelis foi Alexander Felipe Matos Mendes, popularmente conhecido como Pastor Luan. Em anúncio nas redes sociais, ele comunicou a decisão ao mesmo tempo em que pediu por justiça e verdade.

Continua após a publicidade

“Infelizmente não consigo prosseguir no ministério mediante o ocorrido com o nosso Pr. Presidente”, declarou. Ele e seus irmãos afirmaram que só se manifestarão após o inquérito ser concluído para não atrapalhar as investigações.

Vagner de Andrade Pimenta, conhecido como vereador Misael e membro da administração da igreja, também saiu da congregação. Juntos, os desligamentos de Misael e Luan levaram ao fechamento de um templo localizado em Niterói.

Entre os frequentadores da congregação, o motivo das saídas está ligado à perda de credibilidade causada pela morte de Anderson. “Ele era um excelente pastor, falava muito bem, cuidava de tudo. Depois do que aconteceu, não vou mais”, explicou uma fiel não identificada ao UOL.

Continua após a publicidade

Por meio de nota, a assessoria de Flordelis afirmou que o racha que tem dividido a igreja é sinal de que “a missão da igreja está esquecida, porque uns querem ser seguidores do Pastor Anderson e outros da Pastora Flordelis, como se isso fosse possível”.

O Ministério não é do Pastor Anderson e não é da Pastora Flordelis. É de Cristo com o objetivo de levar o Evangelho da redenção. Para a Pastora, ocasionalmente, deputada, o momento é de dor, mas de compreensão, porque assim lhe ensinou o Evangelho”, continua a nota.

Quanto aos afastamentos, a assessoria afirma que “em razão do impacto emocional da morte do Pastor Anderson do Carmo, os dirigentes do Ministério no local afastaram-se e não há, no momento, alguém para conduzir os cultos. O conselho, contudo, colocou à disposição dos fiéis de Pendotiba, condução para que eles compareçam aos cultos no Ministério de Piratininga”.

Continua após a publicidade

E acrescenta que o fechamento da igreja de Niterói é temporário e que as obras em São Gonçalo continuam. Não houve comentários quanto a dissidência dos três filhos.

A deputada não compareceu ao ato do domingo e justificou sua ausência por meio de um vídeo postado no Instagram. “Eu só não fui lá pessoalmente porque estão explorando demais a minha imagem e a minha dor. Mas eu creio que a justiça será feita e eu também clamo por justiça”, disse.

View this post on Instagram

Peço que continuem orando por mim, por minha família e também para que a justiça de Deus seja feita! Somos carentes de suas orações 🙏🏻

A post shared by Flordelis ⚜️ (@flordelismk) on

Continua após a publicidade

O caso

Anderson Carmo foi assassinado na madrugada de 16 de junho em Pendotiba, Niterói. Ele foi baleado diversas vezes por volta das 4h, pouco tempo depois de chegar em casa.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI). Uma perícia foi realizada no local e no carro de Anderson. Em relato, Flordelis conta que percebeu que o casal estava sendo seguido por homens em duas motocicletas.

Na segunda-feira após o crime, Lucas dos Santos, de 18 anos, um dos filhos adotados pelo casal confessou ter sido um dos executores do assassinato. Já um dos mandantes do crime foi Flávio Rodrigues de Souza, de 38 anos, filho biológico de Flordelis.

Relacionamento abusivo: saiba se você está em um no podcast Senta Lá, CLAUDIA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.