Facebook se pronuncia sobre a causa do apagão das redes
A plataforma esclareceu que a paralisação não foi motivada por nenhum ataque hacker ou quaisquer vazamentos de dados dos usuários
O Facebook informou em nota divulgada na noite desta segunda-feira (4) que o apagão global, que atingiu as redes sociais ligadas à plataforma e durou mais de seis horas, foi consequência de uma falha interna, ocasionada por um defeito durante alteração das configurações.
A plataforma ainda garantiu que a falha, que além do Facebook também deixou fora do ar o WhatsApp e o Instagram, não foi motivada por um ataque hacker nem qualquer vazamento de dados de usuários, como tanto se especulava.
“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, afirmou a empresa.
Segundo o conglomerado tecnológico, o lapso ocorreu enquanto era feita uma mudança na estrutura dos roteadores que coordenam o tráfego de informações nos centros de dados da plataforma. Com a falha, a comunicação foi interrompida, atingindo todas as redes do grupo.
De acordo com o informado por uma nota interna do Facebook, a qual o The New York Times teve acesso, para que o problema fosse resolvido, foi preciso enviar uma equipe para reiniciar os servidores manualmente.
O responsável pela execução da configuração mal sucedida não foi exposto pela empresa. Informações referentes à mudança, esclarecendo se ela estava planejada ou não, também não foram divulgadas.
O Facebook, pertencente ao empresário Mark Zuckerberg, também se utilizou da nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão. “A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”, escreveu.
Economicamente para o dono do conglomerado, a paralisação, que deixou mais de 3,5 bilhões de usuários em off, também teve um impacto negativo. O prejuízo de Mark já beira a US$ 7 bilhões.
Tarô da semana (24 a 30/11): os dias mais alegres do ano te aguardam
Horóscopo de 24 a 30/11: semana intensa no amor, com reencontros fortes
5 posições sexuais que estimulam o clitóris e fazem a mulher gozar muito
12 posições sexuais possíveis para inovar na transa
As Donas do Jogo: quem são as mulheres invisíveis por trás do jogo do bicho real







