Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Facebook se pronuncia sobre a causa do apagão das redes

A plataforma esclareceu que a paralisação não foi motivada por nenhum ataque hacker ou quaisquer vazamentos de dados dos usuários

Por Da Redação
Atualizado em 5 out 2021, 11h28 - Publicado em 5 out 2021, 11h23
redes sociais
 (Jan Persiel / Creative Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

O Facebook informou em nota divulgada na noite desta segunda-feira (4) que o apagão global, que atingiu as redes sociais ligadas à plataforma e durou mais de seis horas, foi consequência de uma falha interna, ocasionada por um defeito durante alteração das configurações.

A plataforma ainda garantiu que a falha, que além do Facebook também deixou fora do ar o WhatsApp e o Instagram, não foi motivada por um ataque hacker nem qualquer vazamento de dados de usuários, como tanto se especulava.

“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, afirmou a empresa.

Segundo o conglomerado tecnológico, o lapso ocorreu enquanto era feita uma mudança na estrutura dos roteadores que coordenam o tráfego de informações nos centros de dados da plataforma. Com a falha, a comunicação foi interrompida, atingindo todas as redes do grupo.

Continua após a publicidade

De acordo com o informado por uma nota interna do Facebook, a qual o The New York Times teve acesso, para que o problema fosse resolvido, foi preciso enviar uma equipe para reiniciar os servidores manualmente.

O responsável pela execução da configuração mal sucedida não foi exposto pela empresa. Informações referentes à mudança, esclarecendo se ela estava planejada ou não, também não foram divulgadas. 

O Facebook, pertencente ao empresário Mark Zuckerberg, também se utilizou da nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão. “A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”, escreveu. 

Continua após a publicidade

Economicamente para o dono do conglomerado, a paralisação, que deixou mais de 3,5 bilhões de usuários em off, também teve um impacto negativo. O prejuízo de Mark já beira a US$ 7 bilhões. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.