Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ex-goleira dos EUA acusa presidente da FIFA de assédio sexual

Um dos grandes nomes do futebol feminino, Hope Solo afirma ter sido assediada por Joseph Blatter no Bola de Ouro em 2013

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 abr 2024, 12h56 - Publicado em 11 nov 2017, 13h23

Um dos grandes nomes do futebol feminino, a ex-goleira da seleção dos Estado Unidos, Hope Solo, 36 anos, acusou o ex-presidente da FIFA Joseph Blatter de assédio sexual.

Em entrevista ao jornal português Tribuna Expresso, campeã do mundo em 2015 e bicampeã olímpica em 2008 e 2012 revelou que o assédio aconteceu na cerimônia do Bola de Ouro em 2013 – evento que premia os melhores profissionais do futebol do ano e no qual a goleira apresentou o prêmio de melhor jogadora da temporada.

“O Blatter apalpou-me a bunda (…) Foi na entrega do Bola de Ouro há uns anos, mesmo antes de subir ao palco. É algo que se banalizou”, detalhou.

O fato de os assédios terem se tornado tão banais no meio esportivo faz com que a goleira sinta-se decepcionada por perceber que as mulheres não se sentem à vontade para denunciar. “Gostava que mais mulheres, sobretudo no futebol, falassem das suas experiências, porque algumas dessas pessoas ainda trabalham no futebol e algumas das jogadoras ainda têm esses comportamentos. É importante que percebamos que isto não acontece apenas com os poderosos homens brancos. Pode acontecer com qualquer pessoa, pode acontecer entre mulheres, pode acontecer em qualquer lugar. Estamos focados nos poderosos homens brancos, porque é provavelmente mais normal com eles, mas pode acontecer em qualquer lado.”

Leia mais: Em 75% dos casos de estupro, o autor do crime é próximo à vítima

Continua após a publicidade

Recorrência

O caso de Hope junta-se a outros assédios e estupros denunciados por celebridades ao longo do último mês.

O produtor Harvey Weinstein, 65 anos, que já ganhou o Oscar por Shakespeare Apaixonado, foi acusado de assédio sexual e contato físico indesejado por mais de oito mulheres.

O ator Kevin Spacey, 58 anos, que interpreta Frank Underwood, foi acusado de assédio sexual pelo também ator Anthony Rapp, 46 anos, por tê-lo assediado quando tinha 14 anos, durante as filmagens de Star Trek. Além de Anthony, o ator mexicano Roberto Cavazos e oito colegas de equipe do protagonista de House of Cards também se posicionou dizendo ter sido mais uma vítima de Kevin.

Continua após a publicidade

Outro astro de Hollywood denunciado foi o ator e diretor Steven Seagal, 65 anos. A denúncia foi feita pela atriz australiana Portia de Rossi, 44 anos, em sua conta no Twitter. “Ele me falou o quão importante era ter química fora da tela, enquanto me sentava e desabotoava sua calça de couro”, contou Portia. A jornalista e atriz Lisa Guerrero também declarou ter sofrido abuso sexual por parte de Steve, quando compareceu a uma audição com o diretor e foi recebida por ele apenas com um roupão.

Quem também teve seu nome envolvido em escândalos sexuais foi o ator Ed Westwick, 30 anos, conhecido principalmente pelo papel de Chuck Bass na série Gossip Girl. A atriz Kristina Cohen, 27 anos, publicou um relato em seu perfil do Facebook no qual revela que foi estuprada por Westwick, há 3 anos, no apartamento do ator. “Ele me segurou e me estuprou”, escreveu Kristina.

Leia mais: Atrizes globais boicotam a volta de Zé Mayer para a TV

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.