Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Desembargador diz não identificar caso de estupro com vítima “madura”

A fala gerou polêmica e ele alegou ter se expressado de forma equivocada

Por Da Redação
28 Maio 2018, 19h17

Foi durante a análise do habeas corpus do suspeito de um estupro que o desembargador Marcos Machado, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), causou polêmica com sua declaração sobre a vítima, segundo o G1.

O suspeito está detido desde o começo de maio, quando foi preso preventivamente pelo estupro de uma jovem de 30 anos, em uma festa que ela mesma preparou para a amiga, sua colega de quarto, que fazia aniversário.

Enquanto votava acerca do habeas corpus, Marcos disse não identificar o fato como criminoso, já que a vítima, que mora no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá, é uma mulher “madura”.

Leia mais: Mãe de Nara Almeida fala sobre não ver a filha por 22 anos

“Uma mulher madura, 30 anos, nós não temos aí essa ingenuidade, essa dificuldade, inclusive de ingerir a bebida. Se é fato verdadeiro que houve um relacionamento sexual antecedente então eu já não identifico o fato criminoso em si”, disse o desembargador.

A violência teria acontecido depois que a vítima, uma universitária, ingeriu bebidas alcoólicas e passou mal durante a festa. Depois de deixar a amiga dormindo no quarto, a aniversariante percebeu que um dos convidados estava faltando e foi procurá-lo.

Leia também: Tuberculose ganglionar: o que é a doença que afetou Simaria

Continua após a publicidade

Chegando ao quarto onde a vítima dormia, ela percebeu que a porta estava trancada e bateu, pedindo que abrissem. Foi nessa hora que o suspeito saiu do quarto, sem camiseta e vestindo o short às pressas, segundo a testemunha.

A garota lembra que o homem ainda deixou a cueca no quarto, além de um preservativo aberto. Quando entrou, ela alegou que revistou a amiga, parcialmente inconsciente, e percebeu que ela estava nua.

Em seguida as testemunhas chamaram a polícia e foram atrás do suspeito, que ao ver a polícia e as amigas da vítima, as ameaçou. Detido, ele confessou a ocorrência de uma relação sexual, mas com o consentimento da mulher e que já havia se relacionado com ela anteriormente.

Leia mais: Médiuns afirmam ter carta psicografada de Diana para Harry e Meghan

Em contrapartida, quando pediu seu habeas corpus o suspeito negou que cometeu um estupro e alegou que toda a situação foi criada pela amiga da vítima. Segundo o homem, a jovem era apaixonada por ele e, sem ter seus sentimentos correspondidos, criou toda a cena e forjou o crime.

O desembargador pediu vistas do pedido de habeas corpus. Em nota, disse que se expressou de maneira equivocada, além de alegar que o argumento seria uma justificativa para o pedido.

Continua após a publicidade

Leia mais: No aniversário de Ivete Sangalo, marido publica foto inédita da cantora

Marcos Machado continuou comentando o caso, dizendo que o adiamento do voto é por culpa do relato no qual o suspeito havia ameaçado as testemunhas, que poderia atrapalhar as investigações. Depois da leitura do relatório, ele declarou que não concederia a soltura do suspeito, mas pediu para avaliar melhor o processo.

Ainda nessa nota, o desembargador alegou não estar julgando o caso de estupro em si, mas sim o pedido de habeas corpus. Por ainda não haver uma denúncia do caso no Ministério Público Estadual (MPE), Marcos alerta que ainda não há crime a ser julgado.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso afirmou, pela sua assessoria, que a declaração de Marcos Machado não expressa a opinião do órgão.

Veja mais: Ana Furtado sobre câncer de mama: “Um baque muito grande”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.