Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Estes são os destaques e as tendências de moda do 1º dia do SPFW

Confira as impressões do editor de moda de CLAUDIA, Fabio Ishimoto, dos desfiles virtuais desta quarta-feira, 4

Por Da Redação
Atualizado em 6 nov 2020, 10h12 - Publicado em 5 nov 2020, 10h04
Foto da coleção da Lenny apresentada nesta quinta-feira (4) (SPFW/Divulgação)
Continua após publicidade

Esquece correria no backstage, fila pré-desfile, corredores caóticos e passarelas com modelos. A 25ª edição da Semana de Moda de São Paulo, pela primeira vez na sua história, é exclusivamente digital, formato usado em outros eventos do segmento a partir da pandemia.

Outra novidade desta temporada é em relação à diversidade étnica-racial dos modelos. Por meio de uma parceria com o coletivo Pretos na Moda, que desde junho vem denunciando casos de racismo no segmento, todas as marcas devem formar seus castings com, no mínimo, 50% de pessoas negras e/ou indígenas.

Até o dia 8 de novembro, as grifes apresentam suas coleções por meio de vídeos, divulgados em lives no canal oficial do YouTube e no site da SPFW. Hoje, primeiro dia de desfiles, o público já pôde acompanhar ao vivo a transmissão, que ainda teve entrevistas de Paulo Borges, idealizador do evento, com os estilistas do line-up.

Além da reinvenção no processo criativo e de produção das peças durante o isolamento, em que matérias-primas não estiveram à disposição como antes, os designers encararam o desafio de levar a emoção da passarela para o vídeo. Surpreendentes, os resultados foram pílulas intensas de poesia, dança e exuberância.

O editor de moda de CLAUDIA, Fabio Ishimoto, destaca abaixo as apresentações de 5 marcas do primeiro dia do evento.

Vitor Hugo Mattoss (@victorhugomattoss)

O desfile digital que marcou a entrada de Victor Hugo Mattos no line-up oficial da SPFW trouxe bordados manuais, bases de crochê, macramê e tricot. As cores bege e azul dominaram o cenário e o designer apostou em matérias primas naturais como conchas, madeiras e sementes, mescladas a porcelanas e cerâmicas, além de cristais e brilhos.

Continua após a publicidade

“Em uma apresentação em vídeo que poderia ser chamada de poesia visual, belas imagens da modelo Emilly Nunes (@emillynunes) mostraram looks com as características marcantes do estilista: trabalho manual e decorativismo. A técnica do upcycling foi explorada em crochês vintage com aplicações de contas e búzios, com um resultado precioso”, diz Fabio.

Ver essa foto no Instagram

@spfw Direção, fotografia e edição – @_mendel Concepção – @victorhugomattoss , @_mendel , @renatacorrea , @batman_zavareze e @felipecamposmail Styling – @renatacorrea Beleza – @angel__moraes Design Gráfico e Projeções – Rodrigo Sens, @fixo.tv Direção executiva – @felipecamposmail Estratégia criativa – Gabriela Bueno, @divamisticaoficial , @_diva_works Produção Executiva – @felipeargollo , @sapo.prod Trilha Sonora – Alexandre Ostrovsky @xanxanxanxan_oficial Texto – @cribtanaka Voz – @leticialetrux Modelo – @emillynunes , @waymodel Jóias – @nartstudio E a todos da equipe: @carlagaran , @analuizafay , @victoryuuki , @_mischabarros , @conrado.lessa , @vifranalencar , @miguells1 , @karina_rehavia , @lulpires , @ollo.is , @thi_pedrosa.

Uma publicação compartilhada por Victor Hugo Mattos (@victorhugomattoss) em

Irrita @irritaoficial

“Rita Comparato, ex Neon e veterana do evento, estreou sua nova marca com um fashion film que celebrou a dança e o movimento e exibiu uma bela coleção com estampas e cores inspiradas no Panamá. Apresentação otimista e vigorosa”, diz Fabio. Segundo Rita Comparato, seu desfile foi uma celebração da criatividade, a cultura e da moda autoral brasileira e quis lembrar que a roupa é uma “poderosa ferramenta de autoexpressão”.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

IRRITA – Responsáveis: Rita Comparato e Lia Camargo Estilista: Rita Comparato Diretora desfile: Rita Comparato Diretores de casting: Clarice Lima, Kleber Matheus e Dudu Bertholini Diretora de movimento e coreografia: Clarice Lima Diretor de arte: Kleber Matheus Stylist: Dudu Bertholini Bailarinas: Clarice Lima, Ísis Vergílio, Karen Marçal, Marcela Costa Captação e edição de imagens: Phill Cardelli Assistente de vídeo: Victor Cazuza Fotografia: Flávia Faustino Maquiagem e cabelo: Vito Mariella Trilha: Schubert Impromptu in E Flat Major Op 90 No 2; Taurus ft. Cicely Parnas by SPEARFISHER Equipe Irrita: Rita Comparato, Lia Camargo, Marina Ribeiro, Beth Domingues Equipe Kleber Matheus Studio: Anne Porto, Lucas Cobucci, Victor Ivanon #spfw #spfw25anos #irritanospfw

Uma publicação compartilhada por IRRITA (@irritaoficial) em

Isabela Capeto (@isabelacapeto)

A estilista apostou em tecidos de algodão bio, sarjas tinturadas, jeans, cambraia de linho, voil linho e malha, estampas florais e bordados. “Em seu mais que bem vindo retorno ao SPFW, a estilista apresentou um filme cheio de energia, casting impecável de bailarinos e acima de tudo, roupas lindas, que remetem à essência do seu trabalho, com estampas felizes e aplicações manuais delicadas e preciosas”, diz Fabio.

 

Ver essa foto no Instagram

Esse foi um ano de muitos aprendizados e vivências únicas. Estar em casa, olhar pra dentro, reorganizar valores, ouvir novas vozes, transformar, acolher, ressignificar… todas essas ideias estiveram e estão em nós e foi a partir de todas essas vivências que surgiu essa nova coleção. Não uma ruptura, mas um desenvolvimento de ideias e valores que ganharam novos significados e se fortaleceram com a consolidação dos elos pessoais e profissionais que experimentamos nesses dias. Um novo florescer, que agora sai de casa, abraça o “novo mundo”, caminha dança e voa no sentido da luz! Direção Criativa: Isabela Capeto Direção: @luisaarraes e @caio_blat Styling: @felipeveloso Fotografia e Edição: @antonioleotearraes Beleza: @maxwebertotalbeauty Coreografia: Amalia Lima Trilha Sonora: @torreaomatheus Dançarinxs: @silva_kkarol – @ela_g4bri – @joaovictorcavalcanterj – @larlim1 – @sendoarocha

Continua após a publicidade

Uma publicação compartilhada por Isabela Capeto (@isabelacapeto) em

ÀLG @alg.brand

“A marca (muito) jovem de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza tem estilo urbano e linguagem acessível e em formato de desfile tradicional exibiu uma coleção repleta de peças com silhueta oversized, jaquetas leves e bermudas ciclista. Destaque para os mochilas e chapéus de aba longa, altamente desejáveis”, diz Fabio.

Ver essa foto no Instagram

ÀLG Coleção 02-20 #farolsantander

Uma publicação compartilhada por ÀLG (@alg.brand) em

Continua após a publicidade

Lenny Niemeyer @lennyniemeyer

Mistura de  tecidos, texturas e corpos em meio a uma cartela de cores ácidas marcaram o desfile da marca carioca. “A apresentação mostrou mais uma coleção sofisticada, com estampas florais tecnológicas, assimetria nos decotes e volumes nas mangas de camisas, kimonos e maiôs. O casting com cinco modelos negras trouxe frescor às imagens, que exibiam o desabrochar de flores e uma trilha sonora delicada e emocionante”, diz Fabio.

Ver essa foto no Instagram

Assista à nossa apresentação completa #lennyniemeyer #spfw #spfw25anos

Uma publicação compartilhada por LENNY NIEMEYER (@lennyniemeyer) em

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.