Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os looks mais polêmicos da história do Met Gala

Miguel Crispim fala sobre evento que reúne as maiores celebridades do mundo e provoca a moda

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 27 abr 2023, 11h47 - Publicado em 27 abr 2023, 09h33
Kim Kardashian Met Gala 2021
Kim Kardashian no Met Gala de 2021. (@themetgalaofficial/Instagram)
Continua após publicidade

Passar despercebido no Met Gala definitivamente não é o que os convidados desejam. Criatividade, extravagância e inovação, assim, são indispensáveis para qualquer visual. Mas nem sempre os famosos chamam atenção de forma positiva, seja porque a composição é diferentona, ou até mesmo pelas controvérsias por trás da peça. Hoje, separamos alguns dos que mais renderam bafafás na época em que foram usados.

Meta Gala: o que é?

Criado em 1948 por Eleanor Lambert, responsável também pela criação da NYFW, o Met Gala é um evento que reúne celebridades para arrecadar fundos para o Instituto de Vestuário do museu onde ele acontece, explica o fashionista Miguel Crispim. “Em 1995, a editora-chefe da Vogue America, Anna Wintour, assumiu a responsabilidade do baile e, desde lá, angariou mais de 50 milhões de dólares”, diz ele. A cada ano, um tema é escolhido para os famosos pensarem seus looks, e a extravagância deles é uma maneira de chamar atenção para o Metropolitan Museum e avançar a moda.

Agora, vamos ao que interessa: veja os looks mais polêmicos do MET Gala

Kim Kardashian

Met Gala
Look de Kim Kardashian no Met Gala de 2022. (@kimkardashian/Instagram)

Não dá para negar que o vestido usado por Kim Kardashian no ano passado é lindo, mas a história por trás dele gerou muita confusão. A explicação é que a peça foi utilizada por Marilyn Monroe 60 anos atrás, ao cantar Happy Birthday para o presidente John F. Kennedy, sendo considerado um item inestimável para história americana. Além disso, a influencer precisou emagrecer para caber na roupa e acabou estragando partes do vestido.

Continua após a publicidade

Mary-Kate Olsen

O Met Gala de 2009 celebrou o tema “A modelo como musa: Incorporando Moda”. Mostrando seu amor pelo vintage, Mary-Kate vestiu uma criação prateada de Christian Lacroix repleta de rendas, babados e diferentes tecidos. Com tanta ousadia, já esperava a movimentação que teve na mídia. Segundo o especialista, isso não necessariamente é negativo: “O baile é uma oportunidade para estilistas e marcas trabalharem em estreita colaboração com celebridades, e as estrelas geralmente são incentivadas a se vestir de forma inovadora, ao invés de seguir as regras.”

Katy Perry

Katy Perry no Met Gala 2019
Katy Perry no Met Gala de 2019. (Dimitrios Kambouris/Getty Images)

Assinado por Jeremy Scott, diretor criativo da Moschino, o visual de Katy Perry em 2019 foi um vestido volumoso coberto de velas que pesava nada menos do que 40 libras, cerca de 18 kg. Ele apresentava um espartilho embutido com duas baterias escondidas para iluminar as luzes de velas falsas ao redor da cintura e do ornamento da cabeça de Katy.

Florence Welch

Florence Welch optou por uma criação em camadas de Alexander McQueen em 2012, que marcou a abertura da exposição Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations. Além da transparência, chamou atenção as repartições bem demarcadas.

Continua após a publicidade

Kim Kardashian

Met Gala
Look de Kim Kardashian no Met Gala de 2021. (@kimkardashian/Instagram)

A essa altura, todo mundo sabe que ninguém gosta tanto de surpreender quanto a Kardashian. Em 2021, a estrela do reality show apareceu com uma roupa preta, que trazia vestido camiseta, body, luvas, salto embutido em leggings e uma cobertura facial, tudo da Balenciaga. Depois de milhares de comentários dos internautas, ela disse “o que é mais americano do que uma camiseta da cabeça aos pés?!”.

Jamie-Lynn Sigler

Continua após a publicidade

Em 2003, com o tema “Deusa: O Modo Clássico”, Jamie-Lynn Sigler apostou em uma peça única branca, com um fio preto transpassado no decote. Na época, houveram críticas sobre o acabamento e a simplicidade da roupa.

Madonna

Madonna no Met Gala
Look de Madonna no Met Gala de 2016. (@madonnarama/Instagram)

Madonna foi alvo de comentários negativos em 2016 ao usar um modelo Givenchy que deixava seios e bunda à mostra. Em resposta, ela disse: “Quando falamos de direitos das mulheres ainda estamos na Idade das Trevas. Meu vestido no Met Gala foi uma declaração política e fashion.” Para Miguel, escolher um tema que conte uma história ou ensine algo é primordial, por isso muitas celebridades optam por composições pensadas em questões sociais.

Continua após a publicidade

Victoria Beckham

Vestida de Dolce & Gabbana em 2003, a estilista e ex-cantora Victoria Beckham recebeu críticas sobre sua aparência no evento. Transparência e tiras metálicas compunham o visual, que também possuía rendas.

Kylie Jenner

Kylie Jenner no Met Gala
Look de Kylie Jenner no Met Gala de 2022. (@themetgalaofficial/Instagram)

Kylie Jenner, uma das maiores celebridades do Instagram, vestiu-se de noiva e colocou um boné para trás em 2022. Não demorou muito para virar meme, mas ela logo rebateu com a explicação: a roupa foi uma homenagem para seu amigo estilista Virgil Abloh, que faleceu no ano anterior – o look é da marca Off-White, fundada pelo designer.

Amandla Stenberg

 

Vestida de Thom Browne, a atriz Amandla Stenberg foi símbolo de ousadia com a combinação de alfaiataria desconstruída, corset e formato inusitado do salto. Há quem ame e há quem odeie toda essa mistura, mas a verdade é que o visual rendeu comentários.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.