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Moda ‘gender-fluid’ defende liberdade de escolhas. Veja looks autênticos

O movimento reúne produções que fogem dos estereótipos de gênero. Harry Styles, Billy Porter e Billie Eilish ajudaram a colocar o estilo em pauta

Por Barbara Cestaro
19 fev 2021, 10h00 • Atualizado em 22 abr 2024, 16h03
Harry Styles, Janelle Monáe, Majur e modelos com looks gender-fluid
 (Fotos desfiles, Fotosite; Harry Styles, Janelle Monáe, Billie Eilish, cubos, molduras e intervenções gráficas, Getty Images; Majur, Instagram; Gucci/Divulgação)
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  • Em um passado não muito distante, era comum que os meninos vestissem azul e as meninas, rosa. O conceito, contudo, é cada vez mais visto como limitado e retrógrado, especialmente com a frequente discussão sobre gênero e sexualidade, impulsionada pela comunidade LGBTQIA+.

    Na argumentação pelo rompimento com padrões e com a binariedade do feminino e masculino, a moda tem sido um fator essencial de resistência e conquista de territórios. As coleções gender-fluid ou não-binárias defendem a fluidez entre códigos de vestuário antes associados a um gênero específico.

    O movimento não é exatamente novo, mas a adesão de artistas em destaque tem ajudado, dando mais visibilidade à questão. O cantor inglês Harry Styles é um dos protagonistas neste momento. Acompanhando sua trajetória fashion, é visível como ele tem ganhado mais liberdade em suas escolhas. No Met Gala de 2019, passou pelo tapete vermelho usando um macacão de renda, botas de salto alto e um brinco de pérola – um colar de pérolas e unhas pintadas são escolhas recorrentes.

    A cantora norte-americana Billie Eilish já foi questionada pelo seu estilo tomboy e respondeu alegando que escolhe os looks pelo conforto, além de se posicionar contra a sexualização do corpo feminino. Valem ainda menções honrosas para Billy Porter, Tilda Swinton e Janelle Monáe. Outros nomes, como a cantora Majur, o cantor Sam Smith, e o ativista Jonathan Van Ness, vão além do guarda-roupa e se identificam como pessoas não-binárias, tornando-se importantes vozes no movimento de aceitação e equidade.

    As marcas, claro, não estão ficando para trás. Lançada no ano passado, a coleção The MX Project, da Gucci, foi a primeira assumidamente gender-fluid da grife comandada por Alessandro Michele.

    Com o slogan “Fashion is Fluid” (a moda é fluida), alega que a feminilidade e a masculinidade são conceitos relativos. Já nas passarelas, o maior destaque de 2020 foi o modelo não-binário e trans Oslo Grace, que, no desfile da Kenzo, apareceu na passarela com looks femininos e masculinos. Ainda são pequenos os avanços, mas é possível ao menos vislumbrar a possibilidade de uma moda mais inclusiva e acolhedora.

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    (Fotos/Divulgação)

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