Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como a princesa quer revolucionar a moda da Arábia Saudita

Pensando nas mulheres mais jovens, princesa saudita lançou coleção que moderniza a tradicional vestimenta do país

Por Da Redação
27 jan 2021, 12h30
Mudanças na moda conservadora da Arábia Saudita
 ((Reprodução/ Instagram @lomarabaya)/Instagram)
Continua após publicidade

A moda na Arábia Saudita sempre teve um norte: o conservadorismo. Mulheres vestindo abayas – vestimenta que esconde a silhueta – em respeito à tradição religiosa do país. No entanto, um desfile, ocorrido na embaixada belga em Riade, capital do país, no último final de semana, mostra que mudanças estão a caminho.

A princesa e ex-modelo Safia Hussein Guerras apresentou no desfile uma nova coleção de abayas, trazendo modelos enfeitados com estampas, strass e com cortes mais justos do que usual.

O foco era mostrar que, mesmo em algo tão tradicional, ainda pode haver charme e elegância, em especial para as mulheres mais jovens do país, que já não usam o básico preto da vestimenta e apostam em cores mais vivas, silhueta mais marcada e, em alguns casos, já até abandonaram a tradição.

A coleção que recebe o nome Seja Elegante foi desenhada pela própria princesa em parceria com a Lomar Abaya e o estilista belga Christophe Beaufays e recebeu total apoio do príncipe Khalid bin Saud Al-Faisal, que estava na primeira fila juntamente com os filhos durante o desfile.

Continua após a publicidade

Safia diz que há 14 anos sonha em desenhar essa coleção. “Queria mudar o estigma em torno da abaya e do véu em todo o mundo”, explica a princesa, que ainda acrescentou: “se eu levar isso a um nível de elegância e aceitação, talvez nossa geração abrace totalmente a abaya”.

View this post on Instagram

A post shared by Lomar Abaya | لومار عباية (@lomarabaya)

A filha de Safia, a princesa Hannah Al-Faisal, foi uma das modelos do desfile e, em entrevista à Bazzar Arabia, afirmou que se sentiu fortalecida ao usar a vestimenta. 

Continua após a publicidade

A quebra de estigmas não para por aqui. Além da revolução na moda saudita e o desejo claro de mudança por parte da família real, o desfile permitiu pela primeira vez a presença de público masculino na plateia e foi um avanço em relação a tentativas anteriores semelhantes de propor uma mudança na moda saudita.

View this post on Instagram

A post shared by Lomar Abaya | لومار عباية (@lomarabaya)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.