Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estilo Minimalista: 10 looks práticos e elegantes para se inspirar

Basta introduzir cores neutras e formas mais retas para entrar nessa estética; confira referências

Por Lorraine Moreira
6 jun 2024, 09h52

O estilo minimalista transmite elegância, atemporalidade e versatilidade. Na contramão das rápidas tendências e do consumo desenfreado, ele é a saída para quem procura um guarda-roupa que dure a vida toda. Confira looks que podem ser replicados facilmente e ainda comunicam sofisticação.

Antes de mais nada, é preciso dizer que o minimalismo surge na moda com Cristóbal Balenciaga, que voltava suas criações à identidade, leveza e praticidade desde os anos 1950. As formas retas e cores neutras também foram escolhidas pelo movimento para ter um conjunto de roupas mais funcional, que serviria para diferentes ocasiões e evitaria o consumismo.

Estilo minimalista composto por vestido e acessórios

Estilo minimalista
Cores neutras compõem visual minimalista (@lefevrediary/Instagram)

Cores neutras, modelagens retas e durabilidade não podem faltar no estilo minimalista. Ao contrário do que muitos pensam, essas características não impedem a criação de visuais interessantes, porque a atenção aos detalhes pode tornar a composição mais estilosa, como explica Nanda Silveira, criadora de conteúdo sobre moda e beleza.

“A graça está em transformar o look a partir de pequenas sutilezas, como os acessórios.” A foto acima ilustra bem esse ponto. “A silhueta desenhada e os acessórios em dourado causam um contraste, tornando a roupa ainda mais sofisticada e até mesmo o corte de cabelo mais chamativo.”

Continua após a publicidade

Camiseta e saia longa em visual minimalista

Inspirações de looks minimalistas
Tecidos diferentes podem compor visual minimalista (@barbaratramontin/Instagram)

Ninguém precisa abandonar a variedade de tecidos para entrar no estilo minimalista. Na verdade, são essas diferenças as responsáveis por demonstrar sua personalidade enquanto mantém uma produção prática. Segundo Nanda, o exemplo acima mostra como a fluidez e o caimento da saia de cetim fez com que o look se tornasse chamativo e elegante, apesar de ser considerado básico.

Alfaiataria é destaque de estilo minimalista

Roupas minimalistas
Estilo minimalista é cada vez mais procurado (@tessplk/Instagram)

Entre os principais elementos do minimalismo, a alfaiataria é um grande destaque. Na proposta acima, é possível observar a harmonia entre as peças, e a explicação para isso tem a ver com a técnica. “Por ser predominantemente clássico, ele traz esse conforto de estar combinando”, diz a criadora. Por outro lado, a modelagem da blusa e o botões brancos torna ele mais contemporâneo.

Continua após a publicidade

Jeans serve para combinações minimalistas

Estilo minimalista
Jeans entra na moda minimalista (@malerchi/Instagram)

Basta uma regata, um cinto, uma calça jeans e um cinto para criar um visual minimalista e estiloso para o dia a dia. “Ao juntarmos a base branca com a camisa preta, o sapato com uma textura diferente e os óculos, a roupa ganha um ar de elegância”, pontua Nanda.

Look minimalista com biquíni

Moda minimalista e elegante
Moda praia também pode ser minimalista (@bentheliem/Instagram)

Não é preciso abandonar o minimalismo para ir à praia. Com um biquíni preto, uma saia decotada e uma bolsa de palha você encontra a produção perfeita para qualquer dia ensolarado. “A saia possui um corte em ‘v’ na cintura e na extensão das penas, o que dá mais movimento e uma silhueta capaz de tirar o look do convencional”, afirma.

Continua após a publicidade

Blazer e calça de alfaiataria entram em estilo minimalista

Estilo elegante e minimalista
Terninhos entram no estilo minimalista (@tessplk/Instagram)

Quando o assunto é inovar na estética minimalista, o ponto de cor é seu melhor amigo. “A bolsa branca quebra o all black, garantindo ainda mais elegância ao visual”, opina a influenciadora sobre o visual acima.

Produção minimalista com vestido sem alças

Moda minimalista
Moda minimalista chama atenção pela praticidade (@ jordanrisa/Instagram)

As sandálias são as novas queridinhas do mundo da moda. Elas são responsáveis por transformar os looks em despretensiosos e, ao mesmo tempo, arrumados, chamando mais atenção. “Elas mesclam a seriedade com a leveza”, não deixa negar Nanda.

Continua após a publicidade

Blazer e bermuda de alfaiataria em look minimalista

Estilo minimalista
Alfaiataria é usada no estilo minimalista (@symphonyofsilk/Instagram)

“A harmonização de peças com acessórios também é uma ótima aposta para quem prefere ficar no estilo minimalista.” E isso é observado facilmente na produção anterior, que aposta na bolsa em tamanho menor e no óculos de sol para construir o visual em conjunto do blazer e da bermuda.

Composição minimalista é caracterizada pelo uso de poucos elementos

Minimalismo na moda
Camisetas e calças podem criar looks elegantes (@barbaratramontin/Instagram)

Não há como negar a atemporalidade e capacidade de adaptação das t-shirts. “Se usada com elementos mais sérios, como a calça de alfaiataria, consegue causar um impacto visual mais forte e adentrar espaços que exigem mais sobriedade.”

Continua após a publicidade

Look minimalista e despojado

Look elegante minimalista
Moda minimalista transmite sobriedade (@barbaratramontin/Instagram)

“A junção de blusa listrada, tênis de corrida, calça de alfaiataria e óculos escuros faz uma brincadeira muito interessante entre o sério com o casual, ao mesmo tempo que torna um look em simples e confortável”, finaliza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.