Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 tendências da Fashion Week de Xangai 

Após 3 anos, a semana de moda chinesa faz seu retorno aos eventos presenciais

Por Raíssa Basílio
8 abr 2023, 08h54
5 tendências da fashion week de Xangai.
5 tendências da fashion week de Xangai. (Sheng Jiapeng/Getty Images)
Continua após publicidade

A Fashion Week de Xangai está de volta ao formato presencial, após um intervalo de 3 anos pela rígida estratégia adotada pela China para conter a pandemia de Covid-19. Para manter a indústria de moda local ativa, a alternativa foi experimentar vitrines virtuais, trazendo uma nova forma de fazer o evento. A edição 2023 marca esse retorno e também explora um ápice de criatividade, com uma das semanas de moda mais surpreendentes do ano. Abaixo, você confere alguns dos destaques das passarelas.

View this post on Instagram

A post shared by Shanghai Fashion Week (@shanghai_fashionweek)

Florais com jeans

Tendências da fashion week de Xangai.
Tendências da fashion week de Xangai. (Sheng Jiapeng/Getty Images)

Uma dos desfiles mais criativos foi do estilista Chicco Mao, que inovou em todos os quesitos possíveis. O designer trouxe uma mistura de jeans com outros tecidos e elementos, como flores, em modelagens que navegam entre o corte de alfaiataria e o streetwear. Outra marca que usou um mix de tecidos e muitas flores foi a Shuting Qiu.

O futurismo acaba de ganhar novas camadas

Tendências fashion week de Xangai.
Tendências da fashion week de Xangai. (Sheng Jiapeng/Getty Images)

Ding Jie, designer da marca D. Martina Queen, foi além no futurismo. Ela embarcou com tudo nas referências, com as roupas e a caracterização dos modelos – que apareceram como andróides, com capacetes, lentes de contato brancas e o rosto sem expressão. A cenografia da passarela contava com um cavalo mecânico, bem no estilo da abertura da série Westworld. As roupas traziam inspirações streetwear, com muito volume, jeans e recortes, e de cortes mais tradicionais, com blazers e casacos alongados. Tudo com muita cor, explorando bem o verde e azul.

Versão moderna do tailleur criado por Coco Chanel

Tendências da fashion week de Xangai.
Tendências da fashion week de Xangai. (Yi Haifei/Getty Images)

Um dos carros-chefes da Chanel, desde a década de 1950, é o tailleur, que revolucionou a moda feminina. Os conjuntos de tweed inspirados na maison apareceram nas passarelas de Xangai. A marca Chicco Mao, que citamos acima, trouxe uma releitura moderna da criação. Aqui no Brasil, já é possível achar modelos do tailleur em lojas de departamento, uma das tendências para o inverno 2023.

Alfaiataria estruturada com elementos do leste-asiático

Tendências da fashion week de Xangai.
Tendências da fashion week de Xangai. (Sheng Jiapeng/Getty Images)

Uma mistura única que os estilistas do leste asiático conseguem fazer é a de unir a cultura com peças tradicionais. O desfile da Nunu & Nono trouxe blazers sofisticados com elementos chineses na estamparia, como flores douradas e mangas em camadas, se assemelhando aos quimonos.

Inverno coloridíssimo

View this post on Instagram

A post shared by SHUTING QIU (@shutingqiu)

Em outras semanas de moda vimos a presença da cor verde bem forte, nas passarelas e no street style. Em Xangai, tivemos isso também, junto ao vermelho, magenta e azul royal – outros tons que marcaram parte dos desfiles. Chicco Mao, Shijie, D. Martina Queen, Cocosimon e Nunu & Nono exploraram essas cores, com destaque para verde e vermelho. Já a estilista Shuting Qiu usou e abusou do arco-íris todo, como vemos nas imagens acima.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.