Torta invertida de pera

Nível de dificuldade: Médio, Categoria: Torta doce

  • Calorias: 795 por porção
  • Categoria: Torta doce
  • Dificuldade: Médio
  • Rendimento: 6 porções
  • Tempo de Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
  • Tipo: Prato principal

Ingredientes 

. 1 pacote (300 g) de massa folhada laminada, congelada 
. 1 1/3 xícara de açúcar
. 2 xícaras de creme de leite fresco
. 1 pitada de sal 
. 30 g de manteiga
. 2 anises-estrelados
. 6 peras maduras e firmes do tipo bartlett (william’s), sem casca, cortadas em quatro,  pinceladas com o suco de 1 limão
. 1 colher (chá) de semolina fina 

Modo de preparo

Descongele a massa conforme as instruções da embalagem. Em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo 1 xícara do açúcar até caramelizar. Adicione o creme de leite deixando cair pelas bordas dapanela e deixe ferver, mexendo às vezes. Acrescente o sal e cozinhe até obter um creme liso. 

Em uma superfície, abra a massa e corte um círculo de 26 cm. Coloque em uma assadeira e leve para gelar. Em uma frigideira grossa de 26 cm, própria para forno, derreta a manteiga. Acrescente o açúcar restante e os anises e deixe caramelizar.

Retire do fogo e arrume os gomos de pera sobre o caramelo, sobrepondo-os em espiral. Leve de volta ao fogo e cozinhe por mais cinco minutos ou até caramelizar o líquido que se formar no fundo da frigideira. Retire do fogo e polvilhe a pera com a semolina.

Cubra com a massa e leve ao forno quente (220 °C), preaquecido, por 25 minutos ou até a massa ficar bem dourada. Deixe amornar por 20 minutos. Vire a torta sobre um prato grande, decore com um pouco do caramelo e sirva com o restante à parte.