O que é Ruby, chocolate cor de rosa que é a sensação desta Páscoa
Com sabor e tonalidade únicas, ele já pode ser encontrado em forma de ovo
Chocólatra ou não, você já deve ter ouvido falar do curioso chocolate cor de rosa. Lançado em 2017 pela marca Barry Callebaut, o chocolate Ruby rapidamente tornou-se o centro das atenções de muitas pessoas. Todos queriam saber, afinal, o que havia de tão especial na novidade.
Ao que parece, não faltam aspectos marcantes ao Ruby. Produzido a partir das sementes de um cacau encontrado apenas em terras do Equador, Brasil e Costa do Marfim, esse chocolate é naturalmente rosa, não passando por nenhum tipo de colorização artificial durante sua produção. A tonalidade é adquirida por meio de um elaborado processamento, em que torra e fermentação passam por específicas etapas que apenas a Callebaut conhece.
Com quase 50% de cacau em sua composição, ele foi alçado ao posto de 4ª variedade em tipos de chocolate, atrás do chocolate ao leite, amargo e branco. O caráter único também alcança seu sabor, cujos toques frutais se devem ao solo onde estão plantados os cacaueiros. Sem adição de aromatizantes sintéticos, o gosto do Ruby fica entre o leve adocicado e o cítrico. Já a textura se aproxima do chocolate branco, devido à porcentagem de gordura semelhante em ambos, algo em torno de 36%.
O lançamento abriu um leque de possibilidades no mundo gastronômico e inciou uma disputa entre as marcas que desejam comercializar a nova variedade de chocolate.
Pioneira, em 2018, a Nestlé pôs a venda o Kit Kat Ruby em edições limitadas no Japão, Coreia do Sul, Inglaterra e Brasil. Já em fevereiro deste ano, a Callebaut anunciou ter firmado parceria com 11 marcas para a fabricação de produtos à base do Ruby. A notícia veio bem a tempo da Páscoa e já alcançou o mercado brasileiro: em meados de março, a Kopenhagen anunciou o lançamento do Ovo Essence Ruby, de 300 gramas.
Para quem deseja aplicar o chocolate em outras receitas, a Callebaut demonstra em seu site que ele pode ser utilizado em donuts, waffles e até mousses. Agora é esperar que sua comercialização se torne mais acessível ao público.
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