Dicas para você acertar na escolha dos doces que serão servidos no casamento

A hora dos doces é um dos pontos altos do casamento. Mas o que servir sem correr o risco de tirar o glamour da festa? Aqui, quatro doceiras resolvem os maiores dilemas dos noivos

Defina espaços distintos na mesa para cada tipo de doce
Foto: Getty Images

Com um pouco de originalidade, você oferece uma festa deliciosa e muito farta. Os doces são um ponto alto da festa. Suas mesas, quando lindas, se tornam parte da decoração. Antes de escolher o que servir, confira as dicas das doceiras especializadas em festas:

Dilema dos noivos: “Posso servir macarons e também os tradicionais bem-casados como lembrancinhas?”

A solução, por Nina Veloso

“Sim, os dois doces não brigam entre si porque têm sabores bem diferentes”, diz a chef paulistana Nina Veloso, que dispõe de mais de 30 opções de macarons em seu ateliê. Enquanto o bem-casado é um minissanduíche de pão de ló recheado de doce de leite, o macaron é feito à base de farinha de amêndoas com inúmeros recheios. Para servir os dois, Nina sugere mantê-los em ilhas separadas. É importante lembrar que, quando são lembrancinhas, os macarons pedem embalagens mais elaboradas; geralmente comportam pelo menos duas unidades.

Dilema dos noivos: “Quero incluir doces portugueses na minha festa. Devo montar uma mesa para eles?”

A solução, por Monica Soares de Sampaio Verdial (à esq.) e sua sócia Manuela Arrais

A não ser que você queira fazer ilhas temáticas, não há razão para separar doces por nacionalidade. “Os doces conventuais, por exemplo, não precisam ser tratados com diferenciação”, explica a doceira Monica Verdial, da empresa Barriga de Freira, no Rio de Janeiro. Para ela, a maior prova disso é a demanda de clientes que não são da colônia portuguesa. “Já fiz barriga de freira, pastel de santa clara, toucinho do céu e bala de ovos para casamentos de diversas nacionalidades”, afirma. Mas, se deseja dar destaque aos doces por uma razão em particular (como noivo português…), vale escolher um espaço especial para eles, sim.

Dilema dos noivos: “Como oferecer uma grande variedade de doces sem transformar a mesa em uma miscelânea?”

A solução, por Danielle Andrade

O segredo para servir vários tipos de doce sem deixar a mesa parecendo uma vitrine de pâtisserie é definir espaços distintos para cada um deles. “Para a mesa principal, sempre indico cerca de dez sabores dos mais tradicionais”, explica a doceira Danielle Andrade, de São Paulo. Brownies, cupcakes, minibolos, pães de mel e verrines podem ocupar a mesa de café ou uma ilha separadamente. “Assim, os doces finos são valorizados e os convidados sabem onde encontrar cada opção”, afirma. Outra dica para manter a variedade é eleger um deles como lembrança. Foi isso que Danielle fez no seu casamento, em dezembro passado. Ela ofereceu balas de coco recheadas ¿ sua especialidade ¿ dentro de panelinhas. Um mimo cheio de charme.

Dilema dos noivos: “Vou me casar pela segunda vez. Posso ter um bolo branco e romântico sem cair no ridículo?”

A solução, por Isabella Suplicy

A saída mais elegante neste caso, segundo a doceira Isabella Suplicy, de São Paulo, é encomendar um bolo tradicional, porém de um andar apenas. “Eles ficam lindos com enfeites de flores ou outros adornos românticos. Só não recomendo os tradicionais noivinhos, que, em bolos de um andar, acabam ficando desproporcionais”, explica. Mas há casais que fazem questão de ter a própria miniatura em cima do bolo, principalmente se um deles estiver se casando pela primeira vez. “Nesses casos, sigam seus desejos e escolham o bolo de vários andares”, incentiva.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s