Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como o príncipe Charles quase arruinou a coroação da rainha Elizabeth

Porque coroas de diamantes definitivamente não são brinquedos para crianças

Por Da Redação
24 out 2020, 14h00

Era 2 de junho de 1953 e o mundo inteiro havia parado para assistir à cerimônia de coroação da rainha Elizabeth. O que ninguém imaginava é que, nos bastidores, um pequeno príncipe Charles estava colocando em risco a realização do que viria a ser o maior acontecimento midiático da época e o primeiro desse tipo a ser televisionado.

Quem conta a história é Lady Anne Glenconner, uma das convidadas do evento, no podcats My Life in Seven Charms, da joalheira britânica Annoushka Ducas.

Acompanhado da avó, a rainha Elizabeth I (à esquerda) e da tia, a princesa Margaret (à direita), o pequeno Charles parece não ter se divertido muito durante a cerimônia de coroação. Foto: (Hulton Deutsch/Getty Images)

Questionada se, no papel de uma das damas da coroação, havia experimentado a magnífica Coroa Imperial do Estado usada pela Rainha naquele dia, Lady Anne negou veementemente. “Eu não me atreveria a tocá-la. Não, não, era completamente sagrada.”

Aos quatro anos, porém, o príncipe Charles não pensava desse modo. Lady Anne revelou que, em determinado momento, Elizabeth retirou a coroa e a colocou sobre uma mesa, atraindo a atenção do filho mais velho, que imediatamente correu e agarrou o adorno.

Continua após a publicidade

“Nós pensamos que ele iria derrubá-la. Pensamos: ‘meu Deus, isso seria um mau presságio’. Mas, felizmente, acho que minha mãe, sendo uma das damas de companhia, a tomou dele e levou para outro lugar”, relembrou.

A Rainha Elizabeth com o esposo, príncipe Philip, e os filhos Charles e Anne no dia da coroação. Foto: (Universal History Archive/Getty Images)

Ainda no bate-papo do podcast, Lady Anne contou que a Rainha passou dias usando a coroa antes do grande dia, para praticar. “Ela costumava usá-la enquanto estava escrevendo cartas. Acho que o príncipe Charles fala que se lembra de entrar no cômodo, vê-la e perguntar por que ela estava usando a coroa. E ela disse que estava praticando.”

Feita em 1937, a coroa pesa pouco mais de 1 kg e contém algumas das joias mais preciosas do mundo, sendo adornada com 2868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, 269 pérolas e quatro rubis.

Continua após a publicidade

Tamanha exuberância tem seu custo e não estamos falando de dinheiro: em um documentário, a Rainha Elizabeth já revelou que, devido ao peso do acessório, é impossível abaixar a cabeça enquanto o usa.

“Não se pode olhar para baixo para ler o discurso, é preciso levantar os papeis. Se você abaixar a cabeça, seu pescoço pode quebrar”, disse a monarca. “Então existem algumas desvantagens nas coroas, mas, fora isso, elas são bem importantes.”

Estou com câncer de mama. E agora?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.