Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A decoração tropical de Natal da casa de Adriane Galisteu

A apresentadora organizou uma prévia da ceia natalina em seu apê; na mesa, ideias criativas para receber com praticidade

Por Texto: Beatriz Koch | Concepção Visual: Lorena Baroni Bosio | Produção: Silvia Goichman
Atualizado em 23 dez 2017, 09h20 - Publicado em 23 dez 2017, 09h20
 (Rogério Voltan/CLAUDIA)
Continua após publicidade

Desde que seu filho, Vittorio, nasceu, há sete anos, o Natal ganhou novo significado na vida da apresentadora Adriane Galisteu, 44 anos. “Ainda adolescente, sofri a perda do meu pai e do meu irmão e, desde então, essa época do ano passou a ser angustiante demais. Até porque meu maior presente na data era sentar em volta da mesa com minha pequena família. Meu filho resgatou o espírito de alegria”, revela.

natal-adriane-galisteu
Enfeitada com flores naturais, formando uma delicada espiral, a árvore de Adriane (que, acima, troca carinho com o filho, Vittorio) ganhou ares tropicais. “Tem alpíneas, gloriosas, asclépias e sementes”, diz Naná Vitachi, convidada para assinar a decoração do dia, sobre as espécies escolhidas. Basta encaixá-las entre os galhos. Na base da árvore, cestos de palha com plantas de diferentes nuances de verde. Um jeito descomplicado de mudar o visual a cada ano.  (Rogério Voltan/CLAUDIA)

Leia mais: Eliana compartilha reflexão sobre pausar a vida pelos filhos

Como ela costuma viajar no dia 24 com Vittorio e o marido, Alexandre Iódice, 46 anos, é de praxe comemorarem o Natal antes, no começo do mês. “Meus sogros organizam esse encontro e eu levo minha mãe. Estamos todos juntos sempre que possível”, conta. Além da comilança farta, a árvore (2,50 metros) também não pode faltar no apartamento onde mora, em São Paulo. “É toda decorada com brinquedos, boa parte deles do meu filho. Com a montagem, ele já começa a entrar no clima.”

Continua após a publicidade

Leia mais: 18 panetones deliciosos para você saborear no Natal

Na noite de Natal, esteja onde estiver, Adriane contrata um Papai Noel para entregar os presentes. Em troca, devolve a ele um saco de doações com coisas de Vittorio. “Separamos juntos. Digo a ele que outras crianças ficarão felizes em recebê-las”, conta ela. O garoto entrega a cartinha de pedidos para a mãe, que fica de repassá-la. No ano passado, a proposta foi mais prática e inusitada. “Sugeri enviarmos a listinha pelo WhatsApp. Agora ele está na fase de querer presentes lúdicos. Quando ele tinha 2 anos, pediu uma pizza de mussarela e uma bola azul. Achei muito engraçado”, comenta ela, que pretende engravidar do segundo filho muito em breve. Só está esperando terminar o quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão (TV Globo), do qual participa, para retomar a rotina e poder se programar. Fora isso, Adriane apresenta um programa na Rádio Globo, às quartas-feiras, e mantém um canal com vídeos no YouTube, o #galisteusemfiltro.

natal-adriane-galisteu3
A decoração tradicional ganhou toques de rosa e flores exuberantes. Uma guirlanda nada convencional – feita com três aros de cipó (de 40, 30 e 20 centímetros de diâmetro), folhagens e flores, tudo bem preso com arame fininho. (Rogério Voltan/CLAUDIA)

A paulistana encarou a proposta de CLAUDIA e organizou uma prévia de Natal em estilo tropical no seu apê. Convidou a família e caprichou no vestido. A comida, bem típica, como Adriane gosta, com toques brasileiros, ficou a cargo do bufê Ghee Banqueteria, em São Paulo. “Adicionei aos pratos clássicos os nossos ingredientes. Tem caju na bebida, maracujá na farofa, peixe pintado no cuscuz”, explica Oghan Teixeira.

Leia mais: 33 mesas para você se inspirar e criar uma ceia de Natal inesquecível

natal-adriane-galisteu2
Adriane não costuma beber nada alcoólico. Em dias de festa, porém, brinda com espumante rosé. “E só. No Natal, especialmente, prefiro mandar ver na comida”, conta. Pensando nisso, Oghan Teixeira, da Ghee Banqueteria, em São Paulo, fez um ponche com a bebida – servido em poncheira, sobre cachepô virado para baixo. No mix de frutas, o aromático caju perfumou o ambiente. (Rogério Voltan/CLAUDIA)

O resultado é um cardápio fresco e mais leve do que o convencional. Perfeito para o calorão da estação. A decoração, assinada pela arquiteta de eventos e florista Naná Vitachi, de Campinas (SP), combinou as cores mais usadas no Natal de forma nada óbvia. “Teve até rosa, pink e cobre, paleta que Adriane adora. Ficou bem moderno”, afirma.

natal-adriane-galisteu4
Você não precisa de muito para tornar atrativo o canto das bebidas. Aposte em vasos com flores nas cores eleitas para o dia e em bandeja, também na paleta, com os copos e taças. “Misturar peças de jogos diferentes é superatual”, indica Naná (Rogério Voltan/CLAUDIA)

Prático com afeto

Na sala de jantar do apartamento, a mesa, usada apenas para ocasiões especiais, acomoda dez pessoas no total. “No dia a dia, almoçamos fora de casa e jantamos na copa”, conta Adriane. Desta vez, a ideia foi colocar todos ali presentes de um lado da mesa e dispor as comidas do outro. “É um bom recurso para quem não tem aparador.”

Continua após a publicidade
natal-adriane-galisteu8
Dedicar um canto aos aperitivos traz informalidade à recepção. “As pessoas se servem quantas vezes quiserem”, diz Oghan. Além de um panetone salgado de linguiça, grissinis, polvilho, minibaguetes e antepastos foram dispostos em cerâmicas e utensíllios metalizados. Destaque para a composição floral (quase) aérea sobre o aparador. Folhas tropicais formam um caminho de mesa (Rogério Voltan/CLAUDIA)

Diferentemente do que muitos pensam, estar lado a lado não compromete a interação entre as pessoas. Tudo fluiu muito bem”, avalia o banqueteiro. “Acho um jeito prático e moderno de receber”, concorda a anfitriã. Um centro de mesa imponente, com arranjos florais, objetos de decoração, castiçais e porta-velas, tudo montado por Naná Vitachi, divide os espaços.

Leia mais: 15 peças de decoração para renovar as paredes da sua casa

Continua após a publicidade
natal-adriane-galisteu7
(Rogério Voltan/CLAUDIA)

Abaixo, Adriane recebe o carinho da mãe, dona Emma, 75 anos. Enquanto a apresentadora passa a semana gravando no Rio, é ela quem cuida de Vittorio depois da escola. “Eles jantam juntos e o Ale vai buscá-lo no fim do dia. Minha mãe é tudo para mim.”

natal-adriane-galisteu6
(Rogério Voltan/CLAUDIA)

Leia também: A ceia de Adriane Galisteu, inspira na culinária brasileira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.