Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Claudia Ohana revela segredos de beleza: “Rugas não me incomodam e tenho medo de artificialidade”

A estrela revela a CLAUDIA seus melhores cuidados de corpo, rosto e cabelo

Por Fernanda Morelli 20 out 2016, 15h47

Após um hiato de três anos, Claudia Ohana voltou às novelas em Sol Nascente, na Globo. E surpreende com o frescor e a naturalidade de sua beleza. Sua estratégia? A disciplina em manter rotinas de cuidados simples, porém eficazes. Aqui, com maquiagem e cabelo assinados por Saulo Fonseca (Capa MGT), conta tim-tim por tim-tim sobre todos eles.

CORPO SAUDÁVEL

Claudia tem dividido o tempo entre Loretta, na novela das 6, e uma idosa de 90 anos, no musical Forever Young, em cartaz em São Paulo até 30 de outubro. Ao interpretar a nonagenária, percebeu a importância de envelhecer com disposição e energia para dar conta, com leveza e bom humor, das tarefas rotineiras e da família – ela já é avó de dois meninos. “A sorte é que eu sempre valorizei um estilo de vida saudável. Durmo nove horas por noite, sigo uma alimentação equilibrada e acredito em atividade física diária. Não passo um dia sequer parada.” Pilates, tênis e patinação já fizeram parte de sua rotina. Hoje, ela pratica pelo menos uma hora e meia de exercícios por dia, entre corrida na esteira, musculação, natação e ioga. “Não consigo ficar muito tempo em uma atividade só. Vivo variando para não enjoar”, revela. O esforço se reflete no corpo ágil e sequinho (ela tem 1,60 metro e 47 quilos). No cardápio, só entra o que ela chama de “comida de verdade”. Fritura, gordura, doce e refrigerante são terminantemente proibidos. Por outro lado, Claudia capricha em arroz, feijão, carnes magras e legumes. “No almoço, monto um pratão, daqueles que fazem todo mundo olhar estranho para você”, diverte-se.

Paschoal Rodriguez
Paschoal Rodriguez

PELE ILUMINADA

“Quando era mais jovem, eu gostava de torrar no sol”, confessa Claudia. Aos 53 anos, ela não deixou de ir à praia, mas adotou o protetor solar como um grande aliado. Os cuidados com a pele do rosto ficam a cargo da dermatologista carioca Denise Barcelos, que prescreveu produtos manipulados para a atriz usar em casa. Ingredientes anti-idade, como a vitamina C, aliam-se a antioxidantes, como o resveratrol. Anualmente, ela ainda se submete a procedimentos como o Repair (laser de CO2 em roll-on), para atenuar a flacidez e clarear manchas, além da microdermoabrasão, que esfolia a camada mais externa da pele sem provocar descamação ou vermelhidão intensas. “Não sou fã dos procedimentos para rugas. Elas não me incomodam e tenho medo da artificialidade”, explica. BB cream, blush e rímel compõem o make do dia a dia.

Paschoal Rodriguez
Paschoal Rodriguez

CABELO COM VOLUME MÁXIMO

Dona de um cabelão cacheado e volumoso, Claudia reconhece sua marca registrada, que parece imune aos efeitos do tempo. “A única diferença que senti nos fios com a idade foi o ressecamento, que ficou mais acentuado.” Apesar da vida agitada, evita secador ou babyliss, deixando essas ferramentas para quando é realmente necessário – uma foto ou gravação. A cor ganha reforço com luzes acobreadas e bem discretas só nas pontas e retoques nas raízes. “Faço há pouco tempo, desde que comecei a ter fios brancos. Acho que ajuda no brilho natural e no aspecto saudável.” A atriz também não é de levar muitos produtos para o chuveiro. “Uso só o básico, mas tenho sorte de meu cabelo responder bem. Lavo com xampu normal e condicionador, aplico leave-in nos fios ainda úmidos, amasso um pouco com as mãos para estimular a formação dos cachos e deixo secar. Aliás, minha melhor versão é quando estou na praia, com o cabelo bem natural. Ele ganha um volume lindo!”, conta. Vez ou outra, recorre aos cuidados do cabeleireiro Wanderley Nunes, de São Paulo. Além da hidratação com Concentré Oleo-Fusion, da Kérastase, ele faz cauterização a frio, para reconstruir as cutículas. Em toda a sua vida, Claudia só usou os fios mais curtos (na altura dos ombros) duas vezes e não pretende abrir mão do comprimento longo tão cedo. “Tenho certo apego, sabe? Se bem que eu adoraria tomar coragem, deixá-lo bem curtinho e pintar de ruivo”, brinca.

Continua após a publicidade
Publicidade