Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

A bióloga que viralizou ensinando ciência e é finalista do Prêmio CLAUDIA 2025

Indicada na categoria influenciadora, a TikToker tem como propósito aproximar a ciência do público com linguagem acessível

Por Beatriz Lourenço
20 nov 2025, 09h00
Indicada na categoria influenciadora, Mari Krüger usa o humor para aproximar o público da ciência
Indicada na categoria influenciadora, Mari Krüger usa o humor para aproximar o público da ciência (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Durante a pandemia de COVID-19, a bióloga Mari Krüger começou a criar conteúdo online sobre ciência. A ideia era, inicialmente, se distrair em uma época de restrições. Quando notou que seu perfil estava crescendo, entendeu que o hobby poderia virar profissão. 

Hoje, seu objetivo é divulgar informações, desmentir mitos da indústria de bem-estar e ampliar o acesso à educação científica – sempre de forma bem-humorada. Com mais de um milhão de seguidores, é referência em “influência responsável”, trabalhando com marcas alinhadas aos seus valores.

Mari é uma das finalistas na categoria “Influenciadora” do Prêmio CLAUDIA 2025 e conversou conosco sobre seus desafios e realizações. Confira:

CLAUDIA: Como surgiu a ideia de fazer divulgação científica?

MK: Eu não pensei muito quando comecei. Hoje em dia, vemos várias pessoas que sonham em ser influenciadores. Mas, na verdade, lá em 2020, eu nem conhecia a possibilidade de trabalhar com a internet. Me formei em biologia, cheguei a entrar no mestrado, mas surgiu a oportunidade de trabalhar como DJ e gostei muito. Durante a pandemia, passei a gravar para ocupar a cabeça e não enlouquecer. 

E deu super certo porque criei personagens, expliquei algumas coisas que eu ainda lembrava e as pessoas queriam saber mais coisas. Queriam que eu explicasse do meu jeito. Quando entendi que poderia ser uma profissão, fui estudar a criação de conteúdo e me atualizar. No fim, tentei fugir da sala de aula de todos os jeitos e hoje tenho uma sala de aula com milhões de pessoas. 

Mari é uma das finalistas na categoria “Influenciadora” do Prêmio CLAUDIA 2025 e conversou conosco sobre seus desafios e realizações
Mari é uma das finalistas na categoria “Influenciadora” do Prêmio CLAUDIA 2025 e conversou conosco sobre seus desafios e realizações (Divulgação/Divulgação)

CLAUDIA: Seu perfil consegue furar bolhas e atingir pessoas que talvez nem gostem de biologia. Como você percebe isso?

MK: Percebo como atinjo públicos muito diferentes quando estou andando na rua e a galera vem conversar comigo. Quando vou à feira e converso com um feirante, por exemplo, ele lembra dos meus conteúdos. Mas também é muito desafiador porque a ideia é impactar com pessoas diferentes e fazer com que elas entendam assuntos muito complexos. Muita gente tem medo da ciência porque aprende ela como uma coisa muito distante – veem o cientista como esse ser onipotente e distante. 

Continua após a publicidade

CLAUDIA: E agora as pessoas entendem que ela está no dia a dia, né?!

MK: É muito gratificante. Agora elas conseguem entender o que acontece quando estão com um resfriado ou com uma gripe. Ou como funciona a vacina, o motivo de higienizar os vegetais… E talvez elas já fizessem coisas que são da ciência, mas nem sabiam o porquê – agora, quando apareço vestida de bactéria, elas entendem.

CLAUDIA: Junto com as meninas da página Nunca Vi Uma Cientista, vocês conseguiram mudar um pouco a forma como a gente entende a ciência. Você sente que está abrindo caminhos e mudando esse imaginário?

MK: Quando imaginamos um cientista, sempre pensamos em um homem. Temos poucas referências de cientistas mulheres. Historicamente falando, inclusive, várias descobertas foram feitas por mulheres, mas quem levou os créditos foram homens. Agora, há quem pense em mim, na Laura e na Ana. Somos pessoas que estamos fazendo ciência de uma forma diferente. É muito bacana receber mensagens de meninas que fazem vestibular de biologia porque gostaram dos meus conteúdos. 

CLAUDIA: O que faz você seguir o propósito de divulgação científica?

MK: É a vontade de ensinar ciência que me faz acordar todos os dias e continuar fazendo isso apesar do ódio, das fake news e da desinformação. Não tem mais nada que eu gostaria de estar fazendo na minha vida além disso. Gosto de consumir ciência mesmo quando não estou trabalhando.

Apesar de ter me desconectado da vida acadêmica, sempre digo que a biologia nunca deixou de fazer parte de mim – ela mudou minhas escolhas, a forma como consumo comida, o jeito que planejo uma viagem ou como assisto algo na televisão.

Continua após a publicidade
Hoje, seu objetivo é divulgar informações, desmentir mitos da indústria de bem-estar e ampliar o acesso à educação científica – sempre de forma bem-humorada. Com mais de um milhão de seguidores, é referência em
O de objetivo é divulgar informações, desmentir mitos da indústria de bem-estar e ampliar o acesso à educação científica (Divulgação/Divulgação)

CLAUDIA: O humor aproxima a ciência das pessoas?

MK: Sem dúvidas! Sempre digo que o humor é como se fosse um Cavalo de Tróia. A gente consegue pegar com humor aqueles que talvez não fossem gostar da ciência – eles estão assistindo a um vídeo porque estão achando engraçado e, de repente, saem com um conhecimento científico.

O Prêmio CLAUDIA 2025

Depois de seis anos, o Prêmio CLAUDIA está de volta pela primeira vez desde 2019, celebrando mulheres que transformam o Brasil em diferentes áreas. A edição 2025 será realizada no início de dezembro, e destaca finalistas que se tornaram referência em cultura, educação, negócios, direitos da mulher, saúde, inovação, sustentabilidade, trabalho social, influência digital e impacto do ano.

O júri desta edição reúne nomes influentes e plurais, como Zezé Motta, Maria da Penha, Luiza Helena Trajano e Ana Fontes, além das representantes da Editora Abril: Karin Hueck (editora-chefe de CLAUDIA), Helena Galante (diretora de núcleo da Abril), Andrea Abelleira (VP de Publishing da Editora Abril) e a jornalista Aline Midlej.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.