CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

4 espécies de flores do outono para inserir na decoração

Paisagista e decorador explicam quais são as melhores plantas para cultivar na estação e dão dicas de cuidados

Por Da Redação Atualizado em 26 abr 2022, 18h28 - Publicado em 27 abr 2022, 08h53

Decorar a casa com plantas é sempre uma ótima maneira de trazer vida ao lar, além de ser uma opção para renovar o ambiente sem precisar de mudanças trabalhosas. E para garantir uma boa durabilidade, beleza e até preço, é importante ficar de olho nas espécies que mais se adaptam a cada estação. Descubra quatro espécies de flores do outono para inserir nos seus vasos.

Orquídeas, azaleiasgérberas, e camélias são algumas das espécies mais indicadas para o outono, segundo Sávio Cardoso, especialista em decoração de casamentos. “Primeiramente, para ter uma harmonia no ambiente, é importante utilizar as plantas específicas da estação. Essas flores mantêm o equilíbrio certo com o clima ameno”, explica Sávio.

COMO CUIDAR DAS FLORES NO OUTONO

O clima ameno do outono nos traz espécies belíssimas para variar a decoração. Mas como os dias acabam sendo mais frios e apresentando luz solar por menos tempo, podem surgir dúvidas de como cuidar das plantinhas para que elas durem mais dias.

azaleias flores de outono
Populares, as azaleias são tradicionalmente usadas na decoração de outono. | Foto: Divulgação/Divulgação

Rayra Lira, paisagista da @jliragreen, explica que é preciso atenção constante com a azaleia, já que é uma flor delicada. Como suas flores secam de forma gradual, ela aconselha retirar as pétalas secas para que essas não interfiram na saúde da planta. Apesar disso, Rayra afirma que é uma flor bem resistente às baixas temperaturas, mas que também aceita receber sol durante o dia, sendo o ideal para a estação.

camélias - flores de outono
Assim como as rosas, as camélias são românticas e delicadas e vão bem no outono. | Foto: Divulgação/Divulgação
Continua após a publicidade

“As camélias são ótimas opções para a decoração, são flores românticas e delicadas, por isso ficam tão bonitas e são tão utilizadas no paisagismo. Elas trazem um perfume natural para o ambiente. Suas cores podem ser brancas e rosadas, mas vale lembrar que, por ser uma flor bastante frágil, é aconselhado que não as toque, já que os dedos podem deixar manchas”, afirma Sávio.

flor gérbera - flores de outono
As gérberas são facilmente confundidas como girassóis coloridos. | Foto: Divulgação/Divulgação

“As gérberas fazem parte da família dos girassóis e pela intensidade nas cores de suas pétalas acabam chamando a atenção. O ideal é que estejam num arranjo, com as flores em diferentes tonalidades, mas numa mesma cartela de cores, por exemplo, um arranjo com as gérberas vermelhas, rosas e amarelas. É uma flor do outono por se adaptar melhor a um clima balanceado, nem frio e nem calor”, explica Rayra.

flores orquídeas cor de rosa - flores de outono
Delicadas, as orquídeas exigem atenção e crescem melhor no outono. | Foto: Divulgação/Divulgação

Populares e delicadas, as orquídeas também são uma opção para a estação menos quente. A paisagista explica que a Cattleya cernua, espécie de orquídea na qual a floração surge no final do verão, deve ter a rega reduzida durante o outono, para que não tenha excesso de umidade no substrato. “Essa orquídea possui uma coloração bastante vibrante durante a estação, por isso é importante manter a atenção ao excesso de água, para que a permaneça com um tom bem vivo.”

Agora é só preparar um belo vaso para receber suas flores de outono – veja aqui algumas inspirações!

Continua após a publicidade

Publicidade