7 motivos para fazer cerâmica como hobby
A imersão em atividades manuais é capaz de desabrochar a criatividade e auxilia na saúde mental
A cerâmica é uma arte milenar. Presente na sociedade humana há séculos, ela nunca perdeu a principal característica: a mão e a argila. Além de ser uma ferramenta utilizada para produzir elementos essenciais para o homem, a atividade também abre espaço para criações de objetos decorativos.
O trabalho manual de modelar argila carrega uma herança cultural, sendo um dos primeiros registros de expressão humana. Atualmente, a prática vem atraindo pessoas em busca de uma reconexão e busca por autoconhecimento. Confira outros benefícios da cerâmica:
Cerâmica aumenta a criatividade
Em sua essência, a cerâmica contribui para que pessoas de todas as idades possam realizar diferentes produções, podendo expor a criatividade nos trabalhos.
Cerâmica desenvolve habilidades manuais
De acordo com Aline Albuquerque e Renata Araujo – administradora e arquiteta, respectivamente –, fundadoras do Espaço Caê, um lugar para pintura e cerâmica de forma descontraída é benéfico tanto para amadores quanto para artistas: “Na pintura em cerâmica você desenvolve a precisão dos seus traços e habilidades com as mãos”.
Cerâmica auxilia a boa saúde mental
A atividade exige foco constante, o que ajuda a mente a relaxar e evitar outros pensamentos. Ademais, as fundadoras do Espaço Caê comentam sobre outros benefícios mentais e emocionais: “Enquanto você pinta, está concentrado no momento e na atividade, resultando na desaceleração dos pensamentos, da correria do trabalho”.
As profissionais também informam outras vantagens: “Enquanto você trabalha com a cerâmica você está colocando a sua energia em algo que não é um problema naquele momento, o que te desacelera e acalma, diminuindo o estresse”. Ademais, a atividade ajuda a lidar com o perfeccionismo e as questões de espera, tendo em vista que não é algo que fica pronto na hora.
Cerâmica aumenta a nossa sociabilidade
Apesar de a cerâmica ser frequentemente associada a uma atividade solitária, ela também pode ser praticada em grupo, o que contribui para uma maior interação social entre pessoas de diferentes gêneros, idades e realidades. “Através da participação das aulas em grupo as pessoas têm a oportunidade de trocar experiências, ter a chance de se desligarem por um tempo”, dizem.
Cerâmica é uma boa oportunidade de negócio
A valorização de produtos feitos à mão no design de interiores faz com que a demanda por peças personalizadas aumente, tendo em vista que sempre haverá pequenas diferenças nos moldes, dimensões e cores. Esse é o diferencial do artesanato.
Cerâmica aprimora sua expressão pessoal
Diretamente relacionada à criatividade, a produção de peças permite a expressão de gostos pessoais, em uma forma subjetiva de olhar para vida e para momentos pelos quais cada um está passando. “Muitas vezes reflete o que está guardado dentro de nós”, alegam Aline e Renata.
Cerâmica e sustentabilidade
Por fim, a prática artesanal, mesmo enquanto hobby, utiliza materiais naturais, consumindo menos recursos e gerando menos resíduos. E aí, se animou a começar a fazer cerâmica como hobbie?
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.