São Pedro: conheça a fama do santo padroeiro dos pescadores
De primeiro Papa a "senhor das chuvas", ele tem seu dia comemorado neste sábado (29) entre os católicos
São Pedro fecha neste sábado (29) a trinca de santos celebrados em junho – que também teve Santo Antônio (dia 13) e São João (dia 24). Lembrado por vários aspectos – é sempre citado quando se fala que vai chover, ou como o primeiro a ser visto quando se chega ao Reino dos Céus, por exemplo -, ele também é considerado Padroeiro dos Pescadores e foi o primeiro Papa da igreja Católica.
Você conhece a história do santo católico? Veja curiosidades sobre São Pedro:
Apóstolo de Jesus
Pedro nasceu no vilarejo Betsaida, às margens do Mar da Galileia, no norte de Israel, com o nome de Simão, e era pescador. Ele e o irmão, André, se tornaram discípulos de Jesus e, mais tarde, apóstolos.
Quando Jesus foi preso, Pedro foi reconhecido e lhe perguntaram se era um de seus discípulos. Por três vezes, Pedro negou e depois, arrependido, chorou. Quando Jesus ressuscitou e apareceu para os discípulos às margens da Galileia, perguntou três vezes se Pedro o amava – ele disse que sim em todas, sendo perdoado por Jesus.
Primeiro Papa
Por ter liderado os apóstolos, a Igreja Católica considera Pedro o primeiro bispo de Roma, conquistando assim o título de primeiro Papa. Em sua homenagem, os papas usam na mão esquerda o Anel do Pescador – que traz inscrito em alto-relevo seu nome e a gravura de um homem lançando redes de pesca – em referência à profissão.
Dono das chaves do céu
Em algum momento você pode ter ouvido alguém dizer algo sobre “encontrar São Pedro quando chegar ao céu”. Essa fama de que é preciso passar pelo santo para que se possa entrar no Reino de Deus vem de uma passagem do Evangelho de Mateus, na qual Jesus diz a Pedro: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”. Por isso é possível ver imagens e pinturas de São Pedro com uma grande chave em uma das mãos.
Senhor da chuva
Por ter a “chave do céu”, é atribuído a São Pedro também o poder sobre as chuvas. “São Pedro abriu a torneira”, é uma frase popular entre os católicos quando chove.
É comum evoca-lo também para pedir chuva – ou que não chova. Há quem brinque que, quando há uma grande chuva, é porque São Pedro está “lavando o céu” e, se há barulho de trovões, seria o santo “arrastando os móveis”.
Padroeiro dos pescadores
São Pedro é ainda considerado o Padroeiro dos Pescadores, pela profissão que exerceu antes de se tornar discípulo e apóstolo de Jesus. Por conta disso, é homenageado em várias cidades litorâneas com procissões marítimas.
De acordo com Lucas (Lc 5,10), quando ainda chamava-se Simão, Jesus encheu os barcos dele de peixes após uma noite em que não conseguiu bons resultados na pesca e disse: “Não tenhas medo: de agora em diante, serás pescador de homens”.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.