Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Santo Antônio: de onde vem a fama de casamenteiro?

Conheça a trajetória do santo católico celebrado nas festas juninas

Por Da Redação
13 jun 2024, 08h38

Junho é o mês em que três santos católicos são celebrados. O primeiro deles é Santo Antônio, em 13 de junho. Mas você sabe a sua história e por que ganhou fama de santo casamenteiro?

Santo Antônio nasceu Fernando de Bulhões, em 1195, em uma família abastada e bastante religiosa de Lisboa, em Portugal. Ele decidiu seguir a vocação religiosa e dedicou sua vida à Igreja Católica até sua morte, em 13 de junho de 1231, aos 35 anos – quando já tinha uma legião de fiéis, que o consideravam santo. Foi canonizado 11 meses após sua morte.

Com formação religiosa inicial com os Agostinianos, tornou-se Franciscano em 1220 e trocou seu nome para Antônio.

Segundo historiadores, Santo Antônio falava de forma simples e direta, ganhando fama de pregador e grande popularidade. Santo Antônio de Pádua (ou de Lisboa, como também é conhecido) pregou em Portugal, na Itália e na França.

Continua após a publicidade

Por que Santo Antônio é o santo casamenteiro?

Embora em outros países seja considerado padroeiro de pescadores, grávidas, marinheiros, viajantes, agricultores, idosos, entre outros, no Brasil, sua fama é relacionada aos casamentos, por ter pregado a importância do amor em seus sermões e por algumas lendas que o cercam.

Uma dessas lendas diz que uma mulher de Nápoles, na Itália, recorreu a Santo Antônio porque queria se casar, mas não tinha o valor do doteque sua família deveria entregar ao noivo.

Ela se ajoelhou aos pés de uma imagem dele e suplicou a com fé. Pouco tempo depois, moedas de ouro surgiram, permitindo que realizasse o sonho.

Continua após a publicidade

Outra versão afirma que Santo Antônio teria aparecido para uma jovem que foi obrigada pela mãe a se prostituir e, após ouvir as súplicas da moça, Santo Antônio apareceu e deu a ela um bilhete que deveria ser entregue a determinado comerciante.

A mensagem pedia que ele entregasse moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete. Na balança, foi necessário colocar 400 escudos para atingir o objetivo. A partir daí, vários rapazes passaram a procura-la propondo casamento, e as demais mulheres, ao saberem da história, começaram a recorrer a Santo Antônio.

Além de Santo Antônio, junho ainda tem as comemorações de São João, dia 24, e São Pedro, no dia 29.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.