Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dia de São João: conheça curiosidades do “santo festeiro”

Saiba mais sobre a vida do santo "primo" de Jesus Cristo, segundo a igreja Católica

Por Da Redação
Atualizado em 24 jun 2024, 13h30 - Publicado em 24 jun 2024, 13h25

São João Batista é um dos três Santos (ao lado de Santo Antônio e São Pedro) lembrados nas festas juninas – e provavelmente é o mais “famoso” deles, celebrado em 24 de junho, dia de seu aniversário. Mas o que você sabe sobre a vida e, claro, o Dia de São João? Aqui, aprendemos juntos algumas curiosidades!

Santo “festeiro”

Nas crenças populares, eternizou-se o mito de que São João gostava de dormir o dia inteiro para ter energia e participar da noitada – por isso, segundo a tradição, fogos de artifício são usados para acordá-lo.

O Dia de São João é uma das festas mais antigas do Cristianismo (há registros de 506 d.C.) e é celebrado no dia de seu nascimento – três meses depois da Anunciação, que cai sempre no dia 25 de março, e seis meses antes do Natal.

Parente de Jesus?

Filho de Zacarias e Isabel, que foram pais depois da idade de poderem sonhar com um herdeiro (na época), João foi anunciado pelo Arcanjo Gabriel. Para os católicos, a fogueira foi o sinal que Isabel combinou com Maria, mãe de Jesus, para avisar do nascimento de São João.

De acordo com o catolicismo, ele era parente de Jesus Cristo, pois Isabel seria prima de Maria. João teria não apenas previsto a chegada do Messias, mas também identificado Jesus como o enviado de Deus, batizando-o no rio Jordão. Por este motivo, ele também é conhecido como protetor dos enfermos.

Santo criança?

/
A figura de São João criança (Weiszflog Irmãos/Domínio Público/Divulgação)

Possivelmente você deve ter visto a representação de São João como criança em esculturas, telas e artes sacras –  mas ele viveu cerca de 30 anos. Por que isso acontece? De acordo com a igreja Católica, é por conta de ter nascido 6 meses antes de Jesus Cristo, sendo retratado na figura de um menino.

Continua após a publicidade

Fim trágico

João foi preso a mando de Herodes Antipas, espécie de administrador da região, e Salomé, filha de Herodes, posteriormente pediu que João Batista fosse decapitado. A morte do futuro São João teria acontecido em 29 de agosto do ano 29.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Continua após a publicidade

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.