PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tudo sobre Noites Alienígenas, grande vencedor do Festival de Gramado

Dirigido por Sérgio de Carvalho, o filme foi o primeiro do Acre a concorrer no festival

Por Paula Jacob
21 ago 2022, 13h43
Noites Alienígenas
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Na noite do último sábado (20/08), aconteceu a premiação da 50a edição do Festival de Cinema de Gramado. O grande destaque da noite ficou com o filme Noites Alienígenas, de Sérgio Carvalho. Além de receber o Kikito (nome da estatueta dourada) de Melhor Filme, também levou para casa os prêmios de Melhor ator (Gabriel Knoxx), Melhor Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Melhor Atriz Coadjuvante (Joana Gatis) e uma menção honrosa. A alegria da equipe se firmou pelo feito de ser o primeiro filme do Acre a ser exibido e concorrer na mostra. 

Para o seu segundo longa-metragem, Sérgio Carvalho recorreu ao realismo fantástico para falar sobre os impactos das ações de facções do sudoeste do Brasil na Amazônia. O tema não lhe é estranho: em Empate (2019), seu primeiro filme, ele documenta a história do seringueiro Chico Mendes, assassinado por latifundiários, e a correlação com os constantes ataques e crimes ambientais fomentados pelo agronegócio brasileiro até os dias de hoje.

Em Noites Alienígenas, vemos Sandra (Gleici Damasceno), moradora da periferia e mãe do filho de Paulo (Adanilo Reis), indígena que sofre com a dependência química e a cobrança dos ancestrais. Eles orbitam a história de Rivelino (Gabriel Knoxx), artista que deixou sua casa ainda na adolescência para buscar uma carreira na arte de rua. A sacada interessante do diretor foi tirar a narrativa da Amazônia do lugar comum. Aqui, o que importa é o olhar diante dos efeitos da criminalidade na vida de jovens em Rio Branco.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.