Emmy 2020: premiação por zoom, famosos de pijama e série recordista
A cerimônia aconteceu este domingo (20) e, pela primeira vez, foi remota. Mesmo assim, muitos momentos de ativismo e de comédia merecem ser mencionados
Nada tem sido muito familiar ultimamente. Com a pandemia do novo coronavírus, muitos hábitos e tradições precisaram ser revistos em casa e nos negócios. Em Hollywood não foi diferente. Produções foram interrompidas, filmes e séries adiados. Em um movimento de exceção, a cerimônia do Emmy manteve sua data, mas adaptou todo o restante.
Direto do Staples Center, em Los Angeles, o comediante Jimmy Kimmel fez o discurso de abertura para uma plateia vazia. “Você não pode ter um vírus sem um anfitrião”, brincou.
Em seguida, explicou que o motivo do Emmy ter mantido sua programação foi para valorizar a importância da indústria do entretenimento nos últimas meses. “O mundo pode estar terrível, mas a TV nunca esteve melhor”, completou. Alguns bonecos de papelão imitando os famosos foram distribuídos pelas cadeiras e aconteceu até uma invasão surpresa de Jason Bateman.
Nada de tapete vermelho também. Aliás, a apresentadora mais famosa dos red carpets, Giuliana Rancic, foi diagnosticada com Covid-19 e permaneceu em repouso.
Os indicados aos prêmios foram convocados por videochamada, formando uma enorme ligação por zoom (que, sinceramente, parece bastante exaustivo depois de tantos meses usando o recurso). Muita gente resolveu se arrumar mesmo assim. Belos vestidos, maquiagem e cabelo foram apresentados através das redes sociais das atrizes, que compartilharam também fotos de pijama enquanto se arrumavam.
A noite teve vencedores esperados, mas a maior campeã foi a série Schitt’s Creek, que tinha 15 indicações e levou praticamente todos os prêmios dos primeiros blocos. Pouco conhecido no Brasil, o programa canadense foi reconhecido pelo melhor elenco de comédia, melhor diretor de comédia e melhor série de comédia. No Brasil, o programa está na Netflix.
O elenco se reuniu em Toronto, no Canadá, para assistir junto ao Emmy. Eles montaram um pequeno tapete vermelho com fundo de rosas. Durante a entrega, apareceram usando máscaras. Foram sete prêmios durante a cerimônia e mais dois técnicos entregues na semana passada, tornando a série uma recordista em prêmios por uma única temporada.
Algumas das indicadas das categorias foram anunciadas por mulheres em profissões comuns, mas essenciais durante a pandemia, como uma caminhoneira e uma profissional da saúde.
Uma das coisas mais curiosas da cerimônia foram os entregadores de prêmios. Em alguns casos, homens e mulheres com roupa de proteção completa (e supercinematográfica) iam até a casa dos indicados com o troféu nas mãos e entregavam em caso de vitória, ou partiam, levando a estatueta, em caso de perda. Rendeu uma das cenas mais engraçadas da noite, postada pelo ator Ramy Youssef.
Alguns momentos se destacaram na premiação. A atriz Regina King usou um terninho rosa combinado a uma camiseta com o rosto de Breonna Taylor, mulher negra assassinada pela polícia americana. Ao levar a estatueta pela atuação em Watchmen, Regina fez um discurso incentivando os americanos a votar. “Entrem na internet, se planejem, pesquisem, vejam candidatos”, pediu.
Uzo Aduba, vencedora da noite por Mrs. America, também usou uma camiseta com o nome de Breonna e citou a juíza Ruth Baden Ginsberg em seu discurso. “Vamos mudar o mundo!”
Ao ouvir que o marido Marc Ruffalo havia vencido o prêmio de melhor ator por I Know This Much Is True, minissérie de seis capítulos da HBO, Sunrise Coigney não aguentou a emoção, pulou do sofá, gritou, entrou e saiu da visão da câmera algumas vezes. Só se sentou para ouvir o discurso de agradecimento no qual Marc pediu que as pessoas votassem e também exaltou a importância da minissérie, que fala sobre saúde mental.
Em um dos intervalos da premiação, a câmera surgiu na casa de Reese Witherspoon. Em uma mesa a alguns metros da atriz (respeitando as indicações de isolamento) estava sua colega Kerry Washington. As duas alegaram estar dando uma festa de Revéillon, porque querem que 2020 acabe logo. Fizeram até contagem regressiva, acompanhadas de suas famílias.
Após uma rápida aparição no estúdio para encontrar Jimmy, Jennifer Aniston apareceu ao vivo de sua casa junto com Courtney Cox, Lisa Kudrow, em uma prévia da tão aguardada reunião do elenco de Friends.
Zendaya se tornou a mulher mais jovem a vencer o prêmio de melhor atriz de série dramática por seu papel em Euphoria. Ela é a segunda mulher negra a receber o prêmio, seguindo Viola Davis.
Looks para o sofá
Algumas celebridades não perderam a chance de se arrumar, mesmo que fosse para ficar em casa. Tracee Ellis Ross estendeu até um tapete vermelho no seu quintal e mandou fazer uma máscara combinando. Veja outros looks das atrizes para o Emmy 2020.
Catherine O’Hara foi de all black com paetê e botas coturno para sair do óbvio.
Octavia Spencer optou por um longo fluido florido e make todo em tons de rosa.
Kerry Washington, que assistiu a premiação na casa de Reese Witherspoon, também optou pelo paetê
Quando venceu o prêmio por Euphoria, Zendaya já estava com outro look também incrível, mas ela apareceu no começo da cerimônia com esse vestido direto da passarela de Christopher John Rogers
Robin Thede afirmou ter mirado em Bela, de A Bela e a Fera, numa versão moderna
Confira os vencedores
Melhor série dramática
Succession
Melhor diretor de série dramática
Andrij Parekh, de Succession
Melhor roteiro de série dramática
Jesse Armstrong, de Succession
Melhor atriz em série dramática
Zendaya, Euphoria
Melhor ator em série dramática
Jeremy Strong, de Succession
Melhor atriz coadjuvante em série dramática
Julia Garner, de Ozark
Melhor ator coadjuvante em série dramática
Billy Crudup, de The Morning Show
Melhor reality de competição
RuPaul’s Drag Race
Melhor minissérie
Watchmen
Melhor ator coadjuvante de minissérie ou filme para TV
Yahya Abdul-Mateen II, de Watchmen
Melhor direção de minissérie
Maria Schrader, de Unorthodox
Melhor roteiro para minissérie
Damon Lindelof and Cord Jefferson, de Watchmen
Melhor ator em minissérie
Mark Ruffalo, de I Know This Much Is True
Melhor atriz em minissérie
Regina King, Watchmen
Melhor talk-show
Last Week Tonight with John Oliver
Melhor série de comédia
Schitt’s Creek
Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
Annie Murphy, de Schitt’s Creek
Melhor ator em série de comédia
Dan Levy, de Schitt’s Creek
Melhor diretor de série de comédia
Andrew Cividino and Dan Levy, de Schitt’s Creek
Melhor roteiro para série de comédia
Dan Levy, de Schitt’s Creek
Melhor ator em série de comédia
Eugene Levy, de Schitt’s Creek
Melhor atriz em série de comédia
Catherine O’Hara, de Schitt’s Creek
Melhor ator convidado em série de comédia
Eddie Murphy, de Saturday Night Live
Melhor atriz convidada em série de comédia
Maya Rudolph, de Saturday Night Live
Melhor ator convidado em série de drama
Ron Cephas Jones, de This Is Us
Melhor atriz convidada em série de drama
Cherry Jones, de Succession
Melhor documentário ou série de não-ficção
The Last Dance
O que falta para termos mais mulheres eleitas na política