CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

8 tradições curiosas de réveillon pelo mundo

Já imaginou passar a noite de Ano Novo em um cemitério? Tem gente que faz isso.

Por Thaís Tejeda (colaboradora) Atualizado em 21 jan 2020, 16h02 - Publicado em 30 dez 2015, 05h00

Amor, saúde, paz, sucesso, dinheiro, sorte… A noite de Ano Novo é quando renovamos nossas energias para o ano que virá. As sete ondas, a cor da lingerie e as oferendas para Iemanjá são apenas alguns exemplos das tradições feitas aqui no Brasil para atrair o que desejamos. A data é cheia de simbolismos e superstições e em cada lugar do mundo é comemorada de um jeito. Reunimos algumas tradições no mínimo “diferentes” que são feitas para atrair boa sorte:

Espanha

Assim que o relógio marca meia noite, os espanhóis comem 12 uvas (uma para cada badalada). Você está se perguntando o por quê? Eles acreditam que a tradição traz boa sorte para cada mês do ano que está começando.

Equador

Divulgação
Divulgação

Olhou a imagem e achou que eles estavam em uma viagem? Que nada! No fim de ano, é comum ver alguém dando uma volta em um quarteirão com uma mala vazia. É isso mesmo, os equatorianos acreditam que assim irão garantir que o próximo ano seja repleto de viagens.

Holanda

Getty Images/Jasper Juinen
Getty Images/Jasper Juinen

Nada como se refrescar no mar em um dia de sol, não é mesmo? Bom, na Holanda não é bem assim… Mesmo com a temperatura negativa, os holandeses enfrentam o frio e mergulham em águas super geladas. O motivo? É só para comemorar a virada do ano mesmo. E você tava se achando todo corajoso em pular as sete ondinhas, né? 😉

Áustria

Quando o relógio marcar meia noite, os austríacos jogam chumbo derretido numa tigela com água. Acredita em superstições? Eles sim! Segundo a tradição, a imagem que aparecer significa o que a pessoa enfrentará no ano seguinte. Se for uma bola, é boa sorte. Se aparecer uma âncora, significa que a pessoa irá passar por dificuldades e precisará de ajuda. Agora, se aparecer uma cruz, quer dizer que a pessoa pode morrer naquele ano. Acho que nós preferimos não fazer esse teste, viu?

Continua após a publicidade

Nova York

Divulgação
Divulgação

Também apesar do frio, uma multidão de turistas e nova iorquinos vão às ruas para ver a tão aguardada queda da bola de cristal na Times Square. Às 23h59, ela é lançada e faz uma descida que leva um minuto, chegando ao chão exatamente à 00h. A tradição marca a virada do ano e teve início em 1907. Após isso, todos vão até o famoso Central Park para apreciar a queima de fogos.

Chile

Talvez a mais “inusitada” desta lista, a noite de Ano Novo no país é celebrada não apenas com os vivos, mas também com os mortos! Centenas de pessoas vão até os cemitérios para se aproximar de seus parentes levando flores e velas. Você teria coragem?

Turquia

Divulgação
Divulgação

Apesar do Natal não ser muito comemorado no país, onde grande parte da população é muçulmana, os turcos costumam trocar presentes com seus amigos e familiares na noite da virada de ano. Além disso, a queima de fogos que acontece na praça Taskim, em Istambul, também é muito tradicional. Até que não é tão diferente daqui, né?

Alemanha

Aí de quem disser que os porcos são animais sujos na Alemanha. Para eles, o animal representa fertilidade, riqueza e fartura. Por isso, para atrair sorte, na noite de Réveillon a maioria dos pratos incluem leitão. Mas não são só as receitas, as decorações também fazem referência ao bichinho. 

 

E você, tem alguma tradição especial para a noite da virada? Conta pra gente! 🙂

Continua após a publicidade

Publicidade