5 receitas típicas para celebrar o Dia do Nordestino
Acarajé, bolo Souza Leão, baião de dois, peixada e dadinhos de tapioca: qual é a sua receita favorita para comemorar o Nordeste do Brasil?
Para comemorar o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva – o popular poeta, cantor, compositor e improvisador cearense que atendia por Patativa do Assaré –, em 2009 foi estabelecido que 8 de outubro é o Dia do Nordestino.
A data é uma exaltação das tradições e as pessoas incríveis dos nove estados que compõem a região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).
Nossa contribuição nesta festa é trazer para você cinco receitas típicas do Nordeste que merecem ser apreciadas sem fronteiras.
Acarajé
Especialidade afrobrasileira que é a cara da Bahia, o acarajé reúne massa de feijão com camarões e azeite de dendê – além da pimenta, para “esquentar” esta delícia.
Bolo Souza Leão
Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, este bolo de mandioca e leite de coco é delicioso e merece ser apreciado em todo o Brasil!
Baião de dois com queijo coalho
Surgiu no Ceará, se espalhou pelo Nordeste e logo tomou todo o país. A receita leva arroz, feijão de corda, carne suína, carne seca e queijo coalho. Não tem como dar errado.
Peixada
Aproveitando a riqueza do litoral nordestino, a peixada valoriza as espécies de peixes locais e tem variações de estado para estado. Esta receita é a baiana.
Dadinhos de tapioca com queijo coalho
A tapioca está presente no dia a dia das casas nordestinas em diferentes receitas. Escolhemos um hit: a de dadinhos da fécula de mandioca (ingrediente-base da tapioca) com queijo coalho.