A mais famosa e tradicional receita nova iorquina é relativamente fácil de fazer. Lá nos anos 1930, a sobremesa ganhou um toque especial das bolachas na massa, o que a tornou ainda mais fácil de ser servida. Hoje (30) é comemorado o Dia Mundial do Cheesecake e queríamos que fosse celebrado todos os dias por motivos de:
1. A base é feita de biscoito
Quantas vezes na sua vida você se deparou com algo tão simples e maravilhosamente saboroso que só precisava de dois ingredientes? Nada de ficar sovando massa, sofrendo para acertar no tamanho da forma: é só misturar biscoito maisena e manteiga. E a melhor parte é que dá para escolher QUALQUER bolacha para tal.
2. Qualquer fruta acompanha bem o doce
Por mais que muita gente possa torcer o nariz para o prato feito com cream cheese, a combinação é espetacular e recebe muito bem todas as caldas de frutas. Morango, framboesa, blueberry, manga, limão e até cupuaçu fazem jus ao sabor impecável.
3. Fica lindo no copinho
Dá para servir o cheesecake em porções individuais no seu aniversário ou em um jantar de família – e você vai conquistar o paladar de todos com pouquíssimo esforço.
4. Não é uma sobremesa (tão) calórica
Com algumas substituições na receita, você reduz as calorias e ainda tem um doce muito bom para matar a vontade. Afinal, frutas são alimentos do bem e ali tem frutas, não é?
5. Não precisa necessariamente ir ao forno
Sim, queridas, sim! Encontramos algo que pode ser feito longe do fogão! Na receita clássica, ele é cozido em banho-maria e leva ovos (o que pede pelo cozimento em prol da nossa saúde), mas se fizer uma versão com chantili, açúcar e cream cheese, por exemplo, ela pode ir direto para a geladeira.
E também algumas dicas valiosas na hora de preparar o cheesecake podem ajudar:
- Não misture demais o recheio. Quanto mais ar incorporar no cream cheese, mais mole vai ficar.
- Se fizer em banho-maria, como manda a receita clássica, tenha paciência. Para evitar rachaduras e o cozimento uniforme, pode ser que leve de 1 a 3 horas!
- Para evitar que a água do banho-maria penetre na sua forma, forre o fundo com papel alumínio por fora, bem na base.
- Após sair do forno, deixe esfriar por pelo menos uma hora antes de levar a geladeira. Isso evita que a massa rache.
Ficou inspirada? Então aproveita para testar alguma(s) receitas em casa