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Rachel Jordan Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área

LinkedIn: etiqueta na maior rede profissional do mundo

Será que todos que participam do LinkedIn conhecem sua etiqueta e sabem usar a rede de maneira adequada?

Por Da Redação Atualizado em 17 fev 2021, 09h26 - Publicado em 17 fev 2021, 09h00

Maior rede de contato profissional do mundo, com cerca de 660 milhões de usuários, o LinkedIn é o melhor espaço virtual de networking da atualidade.

No Brasil, são 46 milhões de pessoas conectadas na rede. Criado em 2003, mantém irretocável até o momento sua proposta de promover interações profissionais, atualização de mercado e abertura de novos canais de conhecimento para seus usuários.

O Brasil está entre os quatro países que mais utilizou a rede nos últimos anos. Mas será que todos que participam do LinkedIn conhecem sua etiqueta e sabem usar a rede de maneira adequada?

A julgar pelo recorte de algumas conexões que tenho observado, parece que muitos usuários andam se esquecendo das regras de etiqueta propostas pelo LinkedIn desde o início.

Se estamos falando de uma rede profissional, me parece ser óbvio que ali não é o espaço para interações de cunho pessoal ou social, concordam? Mas, surpreendentemente, é isso que vem acontecendo em alguns perfis.

Qual o objetivo de postar uma foto com seu animal de estimação ou uma imagem de viagem que não esteja atrelada ao seu trabalho? É lógico que não faz qualquer sentido. Pelo contrário, é um erro que pode comprometer sua imagem profissional e minar futuras oportunidades.

Ninguém está no LinkedIn para mostrar o quanto é viajado ou descolado. Pelo menos não deveria. Como sabemos, é um canal de troca de experiências profissionais e como tal deve ser respeitado.   

Ter um perfil alinhado com a proposta da rede é a primeira coisa a ser pensada por quem está no LinkedIn, ou para aqueles que pretendem se juntar ao time de usuários. A nossa imagem continua sendo o nosso melhor cartão de visitas, então não comece queimando na largada.

Você quer ser avaliada por seus dotes corporais ou por sua experiência e competência profissional? Escolher uma foto para o perfil que transmita seriedade e credibilidade é a primeira medida a ser adotada. Afinal, a sua imagem será um dos principais pontos focais de sua página. 

Principalmente durante a pandemia, quando milhões de brasileiros perderam seus empregos, a plataforma se consolidou ainda mais como um espaço onde empregadores e trabalhadores avaliam a temperatura do mercado e as oportunidades que ele oferece. A escolha de como você quer ser vista nesse espaço que conecta milhões de profissionais e aponta tendências é exclusivamente sua.

A competitividade por uma vaga de emprego está cada vez mais acirrada. Então não perca o foco, cuide do seu perfil com toda atenção seguindo algumas regrinhas básicas para se destacar no meio da multidão de profissionais que querem chamar a atenção de empregadores para as habilidades que de fato importam. 

Baseada nas observações que tenho feito, decidi reunir algumas dicas que podem colaborar para que você tenha um perfil profissional moderno, assertivo e conectado com o atual padrão de etiqueta do LinkedIn. 

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Conexões – Ao contrário de outras redes sociais, o número de contatos não é o ponto mais relevante. O importante é que suas conexões realmente estejam conectadas com sua área de interesse profissional, que agreguem valor ao seu perfil e contribuam de alguma forma para o seu crescimento profissional e para atingir seus objetivos. Construa uma rede de troca, de conhecimento e aprendizado.

Perfil atualizado – Não adianta ter um perfil no LinkedIn e não manter a página atualizada. As suas chances de conseguir uma colocação por meio da rede reduzem muito. Manter o perfil atualizado demonstra o seu zelo profissional. Suas informações profissionais e acadêmicas devem ser sempre revistas e atualizadas. Seja objetiva ao escrever sobre suas competências, evite adjetivos e jargões que os recrutadores não aprovam. Faça seu marketing pessoal de forma assertiva. 

Foto do perfil – Lembre-se que o seu LinkedIn é seu currículo online e uma importante ferramenta profissional. Escolha com atenção a foto do perfil, ela deve reforçar a sua imagem profissional e a maneira como exerce o seu trabalho. Pense no enquadramento adequado e na luz que melhor favorece. Dispense artifícios como óculos escuros, chapéus ou qualquer acessório que chame mais atenção do que você. Escolha um look que demonstre seriedade profissional. 

Seja atuante – É importante que você marque presença na rede, que contribua com seu conhecimento. Faça postagens regulares com informações pertinentes sobre sua área de atuação. Compartilhe conteúdos como artigos e reportagens que ampliem o conhecimento dos contatos de sua rede. Se você gosta de escrever, expresse sua opinião por meio de um artigo com temas relevantes. Mas, atenção: cuidado com erros português, revise seus textos antes de publicar. 

Currículo – Não tente “maquiar” seu currículo com informações que não sejam verdadeiras ou com chavões desnecessários. Os perfis de usuários são visitados regularmente por recrutadores, gestores e empregadores. Eles perdem o interesse quando se deparam com informações que consideram inconsistentes ou mentirosas. 

 

 

 

 

 

 

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