Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Como funciona a sensibilidade da nossa pele

A dermatologista Denise Steiner explica as funções da pele, o maior órgão do corpo humano

Por Denise Steiner
11 nov 2021, 14h00
pele tato
 (Dariia Kornilenko / EyeEm/Getty Images)
Continua após publicidade

A pele é um órgão de sensibilidade, pois tem centenas de receptores e terminações nervosas que transmitem as sensações. Existem vários tipos de terminações nervosas relacionados a dor, temperatura e tato.

Quando seguramos um objeto somos capazes de regular a força e pressão que precisamos fazer. Quando sentimos o calor do fogo, automaticamente nos afastamos. Também se algo nos machuca conseguimos identificar o incômodo e podemos afastar aquilo que nos prejudica.

Veja também: Um guia para hidratar a sua pele do jeito certo

A pele é um órgão com sensibilidade, e junto com outros órgãos dos sentidos como visão e olfato formam a proteção do organismo.

No caso de certas doenças como a hanseníase, onde as terminações nervosas são destruídas devido à infecção por micro-organismos, a pessoa não sente dor e machuca a pele com mais facilidade.

A pele também sente o carinho e aconchego e transmite para o cérebro essa poderosa sensação de bem estar.

Continua após a publicidade

Crianças doentes têm melhor recuperação quando são abraçadas. Existem vários estudos que comprovam esse tipo de experiência.

A pele também é o órgão da aparência e tem importância na autoestima de cada indivíduo. Tem o potencial de refletir na sua aparência o que está ocorrendo dentro do organismo.

Quando estamos cansados, doentes ou estressados, a pele muda de cor, textura e muitas vezes apresenta lesões inflamatórias. Tudo isso configura um pedido de socorro do organismo doente.

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem inúmeras funções proativas. Ela, através da barreira cutânea, participa da nossa defesa imunológica, emitindo sinais que podem caracterizar doenças da superfície.

Por tudo isso precisamos saber interpretar seus sinais e cuidar dela de forma equilibrada e constante. Para garantir a função competente de barreira cutânea, a pele precisa de limpeza, hidratação e foto proteção.

Continua após a publicidade

A limpeza diária é fundamental para eliminar os resíduos de poluição que dificultam o funcionamento cutâneo da mesma. A hidratação da pele precisa ser mantida para que as células possam cumprir suas variadas funções.

A água é essencial para manter a pele com funcionamento perfeito. A foto proteção é relevante pois a radiação solar prejudica a pele, através das queimaduras, inflamação, envelhecimento e até facilitando o aparecimento do câncer de pele.

Bons cuidados com a pele mantem sua integridade, reforçam seu poder de barreira e nos deixam mais protegidos.

Cuide da sua pele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.