Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Renove a parede do quarto com tecido adesivo

O tecido autocolante é um aliado e tanto para quem quer levantar o astral de qualquer cômodo com rapidez. E o melhor: é muito fácil aplicá-lo

Por Texto e reportagem visual: Daniella Grinbergas | Fotos: Marcos Lima - Atualizado em 19 fev 2020, 11h42 - Publicado em 26 out 2017, 17h10

Cansou da parede branca? Uma alternativa prática para transformar ambientes monótonos é vesti-los com os estampados e coloridos tecidos autocolantes. “De sarja, microfibra ou algodão, eles imprimem um visual mais aconchegante se comparados ao efeito da tinta ou dos revestimentos frios”, comenta Ligia Belarmino, proprietária da Panólatras. A colocação requer o mínimo de habilidade. “Você consegue instalar sozinho, sem sujeira, em algumas horas”, afirma. Até a formação de bolhas se resolve sem dificuldade: alise a superfície com a mão e o ar sairá através da trama. A manutenção é igualmente simples, feita com pano seco, espanador ou aspirador de pó. E quando enjoar da decoração, basta puxar e descolar as folhas – caso sobrem resíduos de cola, elimine-os com removedor.
Você vai precisar de:
º Tecido adesivo. Aqui foi aplicado o modelo Triângulos frios (Panólatras), feito de sarja fina
º Régua ou fita métrica
º Lápis
º Chave de fenda
º Estilete comum afiado ou de precisão
º Escada

Marcos Lima/Minha Casa

1. Certifique-se de que a superfície esteja lisa, limpa e seca. Retire os espelhos de interruptores e tomadas.

Marcos Lima/Minha Casa

2. Com a ajuda de régua ou fita métrica, assinale na parede a largura do rolo de tecido, descontando 3 cm. A partir dessa marcação, trace uma reta vertical, que servirá de guia.

Marcos Lima/Minha Casa

3. Posicione a primeira folha no alto, 5 cm além da linha do teto – repita a sobra nas demais, pois se o encontro do teto com a parede não for nivelado, ela garantirá a cobertura sem prejuízo à montagem da estampa.

Marcos Lima/Minha Casa

4. Remova parte da película do verso e fixe. Puxe-a por trás e vá colando.

Continua após a publicidade
Marcos Lima/Minha Casa

5. Passe para a fixação da segunda faixa, respeitando o alinhamento vertical e a sobra superior. Preocupe-se em casar os desenhos, sobrepondo os tecidos. Repita os passos até cobrir toda a superfície, inclusive as caixas de interruptores e tomadas.

Marcos Lima/Minha Casa

6. Com o estilete, faça o recorte das caixinhas e reinstale os espelhos.

Marcos Lima/Minha Casa

7. Apare as sobras das laterais e dos limites com o teto e o rodapé. Se necessário, queime as rebarbas com um isqueiro.

Publicidade