A beleza das orquídeas: conheça os principais cuidados da flor
Saiba quais as principais etapas de cultivo para manter a sua flor ainda mais radiante
Na primavera, as flores se tornam as principais figuras para embelezar a decoração de casas, lojas e até mesmo eventos. Mas dentre tantas espécies, uma chama atenção pela beleza e ares nobres: a orquídea.
Cuidar dessa flor pode parecer complexo e dificultoso mas, na realidade, elas são flores delicadas e de poucos cuidados, necessitando apenas de uma atenção especial por semana.
Para tirar as dúvidas e te inspirar a decorar o seu jardim com orquídeas, convidamos a especialista em decoração com flores naturais Maria Pietroforte, que entrega todos os detalhes sobre este cultivo especial.
Tipos de orquídeas
Existem diversas espécies que circulam pelo mercado floral. Elas são denominadas por abreviações, que, segundo Maria, são as mais populares entre os que colecionam a flor. “São inúmeras as espécies de orquídeas, catalogadas e não catalogadas. As mais comuns, principalmente para decoração de casas, são as Phalaenopsis, popularmente conhecidas como ‘borboletas’”, conta a especialista.
Ela ainda explica que entre as espécies menos comuns, algumas podem ser encontradas por outras denominações: “Existem as que podem ser intituladas por outros nomes, como dendrobium, catatante, cymbidium ou denphal. Porém, existe uma espécie desejada por muitos que é a Wanda, uma orquídea pendente que não necessita de vaso, pois suas raízes ficam expostas e sua flor é grande e toda rajada” exemplifica Maria.
Cuidados essenciais com orquídeas
Apesar de serem delicadas, as orquídeas são fáceis de cuidar. Maria conta que, para mantê-las florescendo o ano todo, é necessário apenas pequenas contribuições ao longo da semana.
“Orquídeas não precisam ficar expostas ao sol, basta mantê-las próximas a luz natural, isso será o suficiente. Já em relação à água, apenas uma vez por semana”, conta.
E ela dá dicas para quem ainda não replantou sua orquídea em um vaso específico. “O ideal é mergulhar o vaso em que as flores são vendidas em um outro recipiente com água por no máximo 20 segundos. Agora, caso sejam plantadas em outro vaso, adicione água, sem encharcar a planta, semanalmente”, complementa.
Um outro fator importante na hora de avaliar os cuidados com a sua orquídea é entender onde ela deve ficar. Algumas espécies exigem um cultivo suspenso, como o caso da orquídea Wanda, porém outras espécies podem exigir práticas de cultivo um pouco mais complexas.
“Algumas orquídeas são de fato terrestres, mas não é o caso das mais comuns. A maioria das espécies são epífitas, ou seja, vivem sobre outras plantas. Por isso, é comum vermos em algumas ruas árvores com várias orquídeas plantadas no tronco”, conta a decoradora.
“Na dúvida sobre a saúde de sua orquídea, verifique as raízes. Elas deverão estar verdes e sem aparência de apodrecidas”, conclui.
Atenção na hora de presentear alguém
Se você gosta de agradar uma pessoa querida com flores, saiba que as orquídeas são ótimas opções. Mas atente-se ao detalhar as instruções de cuidados essenciais para quem for presenteada.
Maria alerta que, ao transportar, é preciso manter o vaso protegido: “As flores são extremamente sensíveis. No transporte, o importante é protegê-las. Realizando os cuidados certinhos, a experiência do presente tende a durar por mais de 20 dias”, finaliza.
Uma boa dica é incluir um cartão com todas as informações sobre os cuidados da orquídea, dessa forma o presente para a pessoa desejada irá durar por muito mais tempo.
Agora que você já sabe tudo sobre esta planta icônica, sua casa estará pronta para ser decorada com a beleza incomparável das orquídeas.