Maurício Arruda ensina guia de medidas para marcenaria da cozinha
O arquiteto e apresentador dá dicas da metragem ideal para montar um ambiente funcional, ainda que o espaço seja pequeno
Ter um lar funcional que atenda às suas necessidades é fundamental, mas exige atenção aos mínimos detalhes. Em primeira instância, é necessário um olhar aprofundado à rotina da casa, para entender as atividades do dia a dia e como elas podem tornar-se mais práticas e organizadas a partir da disposição e tamanhos dos móveis.
No caso da cozinha, os espaços de armazenamento também devem ser calculados de acordo com a quantidade de moradores e hábitos alimentares. Por exemplo: cozinham muito ou investem mais em pedir comida?
Estabelecido os detalhes práticos é hora de planejar a marcenaria. Independentemente da quantidade de armários, algumas medidas são básicas para garantir a funcionalidade deles. Para ajudar nessa etapa, o arquiteto Maurício Arruda, à frente do escritório TODOS Arquitetura, apontou números mágicos. Anote aí!
Guia de medidas da cozinha
1. Bancada
De acordo com o profissional, uma bancada funcional tem dois metros de comprimento e 70 centímetros de profundidade. No caso deste projeto, assinado pela TODOS Arquitetura (@todosarquitetura), a bancada contempla cozinha e lavanderia e, por isso, possui quatro metros de comprimento, sendo dois para cada ambiente.
2. Embutindo a geladeira
Caso queira embutir a geladeira na marcenaria, Maurício aponta a profundidade de 70 centímetros para a marcenaria. A mesma medida também pode ser utilizada para esconder a máquina de lavar roupa.
3. Gavetas
Bons armários de cozinha contam com gavetas amplas para armazenar panelas e outros utensílios. Para evitar que as peças fiquem muito perdidas e difíceis de alcançar, o arquiteto indica investir na metragem: 70 centímetros de largura, 40 centímetros de altura e 70 centímetros de profundidade.
4. Armários aéreos
Maurício explica que os armários superiores devem ser instalados a 75 centímetros de distância da bancada e possuir 90 centímetros de altura e 45 centímetros de profundidade.
A divisão deve considerar portas de 45 centímetros de largura. Internamente, o ideal é que as prateleiras compartimentem o espaço de acordo com os itens que serão armazenados ali.
5. Prateleiras
Ideal para deixar à mão itens mais utilizados, as prateleiras não necessitam de muito espaço. Para existirem, 15 centímetros de profundidade já bastam.
Neste projeto, Maurício explica que elas ocupam a parte da marcenaria que esconde o shaft do ambiente, recurso que facilita o acesso às paredes para a instalação de encanamentos e fiações.
6. Distância da torneira
Para instalar uma prateleira entre a bancada e os armários aéreos é preciso levar em conta a altura da torneira. Como o metal pode ser trocado ao longo dos anos, considere a distância de 45 centímetros acima da bancada.