CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

5 dicas para escolher a luminária ideal

Levantamos algumas dicas para você escolher as melhores opções para a casa sem esquecer das tendências

Por Redação / CASACOR Atualizado em 10 fev 2022, 13h42 - Publicado em 21 jan 2022, 09h00
Dicas para escolher luminárias
Projeto de Cacau Ribeiro para a CASACOR Ribeirão Preto. divulgação/CASACOR

Ao decorar um ambiente a escolha das luminárias precisa ser certeira. Pois além de iluminar de forma correta elas também dão o toque final que determina a estética do espaço. Nesse momento, várias dúvidas podem surgir sobre qual formato ideal, o local correto, e o tamanho adequado para compor a decoração. Abaixo listamos algumas dicas. 

1. Defina a função da peça 

Dicas para escolher luminárias
Ana Livia Werdiny e Janaína Pacheco – Refúgio do Palácio – CASACOR Minas Gerais 2021. divulgação/CASACOR

O primeiro passo para acertar na escolha da luminária é definir sua função. As possibilidades são múltiplas, desde peças para leitura até verdadeiras esculturas sobre a mesa de jantar. A função da luminária é fundamental. 

No Refúgio do Palácio, projeto de Ana Livia Werdiny e Janaína Pacheco para a CASACOR Minas Gerais 2021, a peça tem a função de iluminar de forma acolhedora e ainda oferecer luz para leitura. 

2. Escolha o local ideal

Dicas para escolher luminárias
Juliana Lima Vasconcellos – Sala de Estar JK – 31 Mobiliário. CASACOR Minas Gerais 2021. Daniel Mansur/CASACOR

Depois de entender qual a função, defina o local adequado para a luminária. Além das opções clássicas como sobre a mesa de jantar, aparadores, no living, etc. Observe durante o dia quais regiões recebem mais luz natural e depois a noite quais são as áreas que merecem ser iluminadas. Posicione a peça de acordo com as necessidades   direcionando a peça às áreas mais escuras

Continua após a publicidade

Nesse ambiente da CASACOR Minas 2021 criado por Juliana Vasconcelos a proposta foi destacar um elemento escultural, o pendente elaborado por Adriana Yazbek, sobre a mesa de jantar. A peça além de iluminar dá o tom minimalista ao espaço. 

3. Pense no objetivo da peça

Dicas para escolher luminárias
Gustavo Martins – CASA Å LEVE, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Renato Navarro/CASACOR

Se o seu desejo é decorar o espaço, escolha peças marcantes, assinadas e repletas de personalidade. Se a proposta é apenas iluminar, opte por peças embutidas que podem iluminar o espaço de forma prática. No entanto, por exemplo nas salas, as peças embutidas no forro podem ser pensadas de forma lúdica. Com o exemplo do ambiente de Gustavo Martins na CASACOR São Paulo a luz surge indiretamente dentro do forro de madeira. 

4. Vale lembrar das tendências  

Dicas para escolher luminárias
Casa dos Pássaros – Tufi Mousse. CASACOR Santa Catarina 2021. Lio Simas/CASACOR

Como não poderia deixar de ser, as luminárias também seguem as tendências de decoração. As maxi peças, os pendentes leves, de palha, fibra natural e muitas também em formato de glóbulos estão em alta. Observe a ambientação de Tufi Mousse para a CASACOR Santa Catarina. Na sala de Jantar da Casa dos Pássaros a luminária de teto é a protagonista. 

5. Crie composições na decoração

Dicas para escolher luminárias
Très Arquitetura. Aconchegos Portinari – CASACOR São Paulo 2021. divulgação/CASACOR

Por último e não menos importante, como já abordamos, as luminárias são também ótimas opções de decoração. Elas podem ser posicionadas juntas e combinar diferentes tamanhos e formatos. Essas belas belas composições podem se tornar o centro das atenções do espaço. 

Continua após a publicidade

Publicidade