Projetada do zero para a família, esta casa em São Paulo tem um charme único. Quem assina o projeto é o escritório UNA Arquitetos, que apostou nas influências da arquitetura brutalista para criar a construção. Com traços firmes e elementos estruturais em evidência na área externa, a decoração de interiores ganhou ares modernos para fazer a contraposição necessária e deixar os ambientes mais aconchegantes.
A construção abraça uma jabuticabeira de cinco décadas que ocupa o centro do terreno. A disposição da planta forma um pequeno pátio para onde se voltam a maioria dos ambientes, como a varanda, a sala de estar e o jantar. O pé-direito duplo valoriza a amplitude e transforma as áreas internas em grandes salões.
A verdade estrutural da edificação, típica do brutalismo, é mantida em todos os ambientes. Concreto aparente, tubulações à mostra e muita madeira compõem o projeto e assumem posição de destaque. No pavimento superior, o quarto das crianças recebe o sol da manhã.
Além da jabuticabeira, também já estavam lá, nas bordas do terreno, outras árvores de grande porte, como tipuanas, jerivás, palmeiras e pitangueiras. Para desfrutar dessa paisagem da copa das árvores, os arquitetos decidiram criar uma área de piscina e terraço em toda a cobertura da casa.