Pó compacto: 5 truques de Hollywood para um acabamento perfeito
Aplicar o pó compacto corretamente transforma a make! Por isso, consultamos uma especialista e te contamos como não errar na dose

O pó compacto uniformiza a pele, garante um toque seco e prolonga a durabilidade da maquiagem. Por isso, ele é considerado um produto essencial por muitas pessoas. No entanto, a aplicação excessiva ou incorreta pode comprometer o resultado. Se você tem dúvidas sobre como usá-lo na maquiagem, confira estas dicas.
1. Aplique o pó compacto com um pincel fofo
Para que a maquiagem dure o dia todo sem afetar o viço natural da pele, a aplicação do pó compacto faz toda a diferença. “Use um pincel fofo e macio para distribuir o pó de forma homogênea e suave. Aplique o produto pressionando levemente sobre a pele, sem esfregar”, orienta Jéssica Redi, maquiadora do Pelle Capelli, salão de Santo André.
2. Comece a aplicação pela zona T
A especialista recomenda começar pela zona T (testa, nariz e queixo) e depois espalhar suavemente para as laterais. “Um segredinho de Hollywood: nunca exagere na quantidade. Menos é mais quando se trata de pó. A ideia é matificar sem perder o brilho saudável da pele”, diz ela.
3. Considere seu tipo de pele antes de aplicar o pó compacto
Sim! Cada pele exige uma abordagem específica. “Para peles oleosas, o pó translúcido é ideal, pois absorve a oleosidade sem pesar”, recomenda Jéssica. Já para peles secas ou maduras, os pós finos são a melhor opção, pois evitam que linhas finas fiquem evidentes.

4. Hidrate sua pele antes para evitar uma pele seca
O uso exagerado de pó na pele pode deixar a textura seca. Para evitar o problema, a maquiadora oferece uma dica de Hollywood. “A chave é a hidratação antes de aplicar o pó. Use um bom primer hidratante, que ajuda a criar uma base macia e hidratada. Aplique o pó nas áreas específicas, como a zona T, mas evite espalhá-lo por todo o rosto, especialmente nas bochechas.”
Se, ainda assim, a pele parecer ressecada, ela recomenda um truque infalível: “Borrife um spray fixador ou um toner hidratante para dar aquele toque de frescor e brilho natural. E sempre opte por pós leves e arejados, evitando os de cobertura muito densa.”
5. Não exagere para evitar marcar as linhas de expressão
O segredo é a moderação. “Não aplique muito pó nas áreas onde as linhas são mais evidentes, como ao redor dos olhos ou da boca. Use a técnica ‘press and roll’, pressionando o pó levemente com a esponja, em vez de esfregar ou espalhar”, ensina Jéssica.
Ela também recomenda escolher pós finos com acabamento acetinado, que suavizam a textura da pele. “Outro truque é não deixar o pó ‘assentar’ por muito tempo. Após a aplicação, dê leves batidinhas para garantir que ele se funda bem com a base.”
O baking é necessário para todas as maquiagens?
Muito usado em Hollywood, o baking consiste em aplicar uma camada generosa de pó translúcido sobre a base ou corretivo, especialmente sob os olhos, no centro da testa e no queixo, deixando agir por alguns minutos antes de esfumar.
“Essa técnica cria um acabamento impecável e suaviza linhas, mas não é essencial para todas as maquiagens. Se o objetivo for um visual mais natural, pode ser dispensada. O baking funciona melhor para ocasiões especiais, quando a maquiagem precisa ter mais definição e longa duração”, finaliza Jéssica.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.