Clique e assine com até 75% de desconto

Pele oleosa: 8 dicas espertas para controlar o brilho ao longo do dia

Algumas são de efeito momentâneo, outras agem em longo prazo e todas vão lhe deixar mais confortável com sua pele.

Por Raquel Drehmer Atualizado em 16 jan 2020, 08h36 - Publicado em 27 set 2018, 20h44

Não importa se a causa da oleosidade da pele é genética, hormonal, decorrente do estilo de vida ou de fatores externos (como a poluição): uma característica que incomoda a maioria das pessoas com pele oleosa é o brilho que insiste em “brotar” no rosto ao longo do dia.

Se este é seu caso, saiba que não é difícil se livrar deste probleminha. Com alguns cuidados e truques simples, é possível controlar os pontos cintilantes indesejados. As dermatologistas Gabriela Cunha Capareli, Danielle Cangussu (da Clínica Derm Clean, em Peruíbe-SP) e Jucele Bettin (da Fem Clínica, em São Paulo) ensinam aqui oito dicas espertas para você se sentir mais confortável com sua pele.

Ah, e não se esqueça: adotando uma rotina de cuidados com a pele e, se necessário, fazendo tratamentos indicados por uma médica dermatologista, você consegue deixar sua pele saudável e bonita permanentemente.

Usar lencinhos de remoção de oleosidade

Esses lenços têm o poder de tirar a oleosidade sem interferir na maquiagem e podem ser encontrados em qualquer boa farmácia. São ótimos para aliviar o brilho excessivo, mas seu efeito é limitado e não trata a pele. Servem para resolver o problema momentaneamente mesmo.

Borrifar água termal no rosto

Se ela tiver zinco na fórmula, melhor ainda! As águas termais acalmam a pele e o zinco é um seborregulador poderoso, além de ajudar a fechar os poros abertos, típicos da pele oleosa.

Continua após a publicidade

Usar hidratantes com efeito mate

Todos os tipos de pele precisam da etapa de hidratação na rotina de cuidados diários. Para a oleosa, loções, séruns e géis hidratantes com efeito mate são as melhores escolhas, pois mantêm o equilíbrio da pele, promovem o fechamento dos poros e neutralizam a formação de brilho.

Beber muita água

A hidratação interna ajuda a regular as funções do organismo, entre elas a produção das glândulas sebáceas. A pele fica mais viçosa e saudável.

Lavar o rosto com sabonete à base de ácidos específicos

Além de ser específico para a pele oleosa, o sabonete que você usa para lavar o rosto pela manhã e à noite consegue controlar melhor a secreção das glândulas sebáceas se tiver entre os princípios ativos os ácidos salicílico e glicólico.

Usar filtro solar para pele oleosa

Faça chuva ou faça sol, o filtro solar deve ser usado todos os dias do ano, pois os raios ultravioletas que causam câncer de pele e envelhecimento precoce da pele passam pelas nuvens e nos afetam mesmo no mais nublado dos dias. Atualmente, os protetores solares para pele oleosa têm a capacidade de evitar os danos do UVA e do UVB e de controlar o brilho da pele ao longo do dia. Não abra mão deles!

Escolher os produtos de maquiagem corretos

Quem tem pele oleosa deve usar bases oil-free e evitar qualquer item com textura cremosa. A finalização com pó compacto ajuda a minimizar o brilho da pele.

Usar produtos de tratamento noturno para controle de oleosidade

Esta é a atitude que realmente trata o controle do brilho da pele oleosa em longo prazo. Para finalizar sua rotina de cuidados noturnos com a pele, eleja cremes de tratamento com princípios ativos de controle de oleosidade, como zinco e os ácidos salicílico e glicólico.

Continua após a publicidade
Publicidade