Morena iluminada: dicas, inspirações e mais
De Maisa a Zendaya, confira aqui tudo sobre a tendência capilar do momento
Em alta, a tendência da coloração dos fios no estilo “morena iluminada”, além de combinar com as mais diversas tonalidades de pele, ela traz um toque moderno e descolado ao cabelo.
Isso se confirma quando paramos para pensar em quais famosas já aderiram a esse tom de cabelo – e são muitas! Suzana Gullo, Larissa Manoela, Isabella Fiorentino, Maisa e até Zendaya não resistiram aos fios iluminados.
Ver essa foto no Instagram
João Bosco, hairstylist no salão One SP, explicou como é feita a coloração e, claro, como cuidar depois. “Morena iluminada é uma técnica que faz muito sucesso no salão para quem deseja evidenciar uma mudança sutil no visual, com nuances levemente mais claras que a cor natural dos fios. Ao contrário das luzes, que demoram até oito horas para ficarem prontas, esse procedimento é mais rápido e pode levar de uma a três horas, dependendo do tamanho e volume do cabelo”, explica o profissional.
Uma grande dúvida entre as pessoas que buscam realizar essa mudança no cabelo é: como se chega nesse efeito? Segundo João Bosco, como é uma mudança sutil, é comum preservar o fundo natural do cabelo, pois a proposta é iluminar o tom escuro, criando um contraste perfeito. “Para o efeito ficar impecável, criamos mechas espalhadas em pontos estratégicos, mantendo uma coloração de dois a três tons mais claros do que a cor natural dos fios. Também é importante consultar um profissional visagista para valorizar ainda mais a pele e o formato do rosto”, afirma.
Ver essa foto no Instagram
Outro ponto positivo desta tendência é que ela combina com praticamente qualquer pessoa. “No processo de visagismo, a principal análise que fazemos no salão é se a cor natural do cabelo é mais fria ou quente e, a partir dessa avaliação, escolhemos as luzes que seguem a mesma temperatura, o que deixa o visual mais leve e bonito. Para essa temporada, além do castanho tradicional, indico tons de dourado, mel, caramelo, acobreado, canela”, indica João.
Ver essa foto no Instagram
Como qualquer outra mudança capilar, os cuidados precisam ser redobrados após a coloração e, para o cabelereiro, a chave é a hidratação. “Apesar do cabelo sofrer menos com o processo de descoloração, é sempre importante manter uma rotina de hidratação e nutrição para o cabelo ficar saudável. Adote produtos com fórmulas especiais que devolvam a coloração e o brilho aos fios, além de serem específicas para cabelos com química”, indica. Por fim, vale reforçar a necessidade de sempre utilizar produtos com proteção solar e térmica para evitar a oxidação da cor.