Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Massagem facial: os benefícios e técnicas que estão fazendo sucesso

Cuidar da pele sem precisar de produtos mirabolantes ou tratamentos invasivos é uma das vantagens da aplicação dos toques na face.

Por Thais Varela
Atualizado em 16 jan 2020, 09h01 - Publicado em 15 set 2018, 10h27
attractive asian woman beauty image isolated on blue background (itakayuki/ThinkStock)
Continua após publicidade

Você já imaginou eliminar o inchaço facial, deixar a pele com a aparência renovada e relaxar os músculos do rosto sem precisar gastar fortunas com tratamentos estéticos e produtos de skincare? Os métodos de massagem facial estão ganhando cada vez mais espaço no mundo da beleza e prometem ótimos resultados de maneira natural.

Apesar do recente sucesso em países ocidentais, massagear a face é um passo conhecido da rotina de beleza em culturas asiáticas há vários anos. Não à toa, algumas dessas técnicas estão entre as mais praticadas atualmente. Além dos toques com as mãos, também está em alta o uso de ferramentas, como rolos e cristais, para aplicar os movimentos e potencializá-los.

As técnicas e instrumentos da massagem facial
(itakayuki/ThinkStock)

Massagem facial e seus benefícios

As vantagens para a pele são muitas: desintoxicar, estimular a região, relaxar os músculos, diminuir o inchaço, aparência mais tonificada e até a suavização das linhas de expressão. Para a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira, que é uma grande adepta da técnica em seus tratamentos, a massagem garante uma derme mais saudável: “Não podemos esquecer que a pele é o maior órgão do corpo humano e está exposta à tudo que acontece no ambiente. Ou seja, ela recebe diretamente o estresse, poluição, cansaço e outros fatores que vão deixando-a sobrecarregada, com aparência acinzentada e flácida. Massageá-la relaxa sua parte sensorial, ajuda a eliminar toxinas e a cuidar da saúde do rosto”.

Continua após a publicidade

A massagem pode aparecer na rotina de beleza em diferentes momentos, seja pela manhã ou à noite, e a ideia é incluí-la algumas vezes na semana na hora de se cuidar. Além dos benefícios diretos que os movimentos têm sobre a face, o momento de massagear-se também cria uma conexão com a pele e pode ser aquela chance de tirar um tempo para si, que, muitas vezes com a rotina corrida, não acontece com frequência. “Aproveite esse passo para gerar um ambiente de carinho com o rosto” completa Roseli.

Os instrumentos da vez

O toque com os dedos pode ser complementado também com ferramentas especializadas para massagem e, atualmente, os rolos e cristais são alguns do mais populares. “Os instrumentos ajudam a acalmar a pele, diminuir o inchaço e a melhorar a circulação. Pensando nas pedras, ainda há a função energética de cada uma delas, que também pode trazer benefícios”, explica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira. Para a região dos olhos, por exemplo, massagear levemente as pálpebras com o rolinho indo de dentro para fora em direção às têmporas ajuda a diminuir o inchaço típico do local.

Continua após a publicidade

Porém, nem todas as ferramentas são benéficas para a pele e Roseli Siqueira faz um alerta: “Versões que funcionam como uma ventosa sobre a face ou que emitem correntes elétricas podem acabar tendo o efeito contrário e causar até flacidez”. Por isso, antes de incluir um instrumento de massagem na sua rotina de cuidados, sempre pergunte ao dermatologista a maneira correta de utilizá-lo e se ele trará benefícios à sua pele.

Therapist applying jade roller on female face.
(karelnoppe/ThinkStock)

As técnicas que estão fazendo sucesso

Relaxante

Continua após a publicidade

Estimular a pele com movimentos suaves vai deixá-la relaxada e ainda ajuda a eliminar as toxinas que estão presentes nela. Para começar, a dica é colocar algumas gotas de óleo facial nas mãos e esfregar uma na outra para aquecer o produto. Em seguida, toque o rosto espalhando o cosmético pela face e comece a pressionar alguns pontos na maçã do rosto, bochecha, queixo e nariz.

Na testa, deslize os dedos em movimentos de baixo para cima até o início do couro cabeludo. Vá deslizando por toda a face sempre pressionando de fora para dentro. Não esqueça de massagear também o pescoço e a nuca, pois relaxar os músculos dessas áreas ajuda a deixá-los mais soltos e alongados, influenciando na aparência da face. Ao finalizar, lave o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele para retirar o excesso de produto.

Drenagem

Continua após a publicidade

Usada para diminuir o inchaço e o acúmulo de líquidos na face, os movimentos precisam ser feitos com uma leve pressão em pontos específicos do rosto e pescoço, onde os gânglios linfáticos ficam localizados. Assim, a excreção será estimulada e ajudará na desintoxicação facial.

Comece higienizando a face e aplicando um creme ou óleo facial. Depois, vá tocando as saboneteiras e, em seguida, aperte suavemente a lateral do pescoço. Deslize os dedos a partir do centro do queixo em direção às orelhas e pressione também toda a lateral do rosto até a testa. Faça o mesmo movimento de dentro para a fora e de pressão e descompressão nas pálpebras superiores e inferiores. Para finalizar, pressione a parte de trás dos lóbulos da orelha por alguns instantes. Em média, cada movimento deve demorar cerca de dois minutos.

Gua Sha

Continua após a publicidade

Famosa por usar uma placa de cristal como instrumento de massagem, a técnica é inspirada na tradicional medicina chinesa e ajuda a relaxar os músculos faciais e na drenagem linfática. Para colocá-la em prática, é necessário aplicar um produto hidratante para facilitar o deslizamento da pedra e fazer movimentos de dentro para fora e de baixo para cima pelo rosto e seu contorno. Enquanto massageia, foque um pouco mais de pressão nas extremidades da face, pois é onde acumulamos grande parte da tensão. 

Kobido

Originada no Japão e conhecida por fazer parte da rotina de beleza da família imperial, essa técnica aplica uma massagem vigorosa pela face com o intuito de combater a flacidez facial e fazer um lifting natural no rosto.

Com movimentos mais rápidos do que o método relaxante, a Kobido usa os dedos em ações repetidas pelo contorno do rosto, linhas de expressão e trabalhando os músculos, sempre seguindo o sentido de baixo para cima e de dentro para fora. Na hora de aplicá-la, o pescoço, bochechas, têmporas, testa, buço e queixo devem ser ativados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.